Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Desenvolvimento

Chegada da Fico vai fortalecer entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde

O novo ramal terá 557 quilômetros com foco no transporte de cargas como grãos, fertilizantes, farelo de soja, entre outras.

Publicado em 03/01/2022 às 09:51

(Foto: Governo de Mato Grosso)

O entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde está mais próximo de se tornar realidade. Nesta semana, a VLI Logística recebeu autorização para a construção do ramal ferroviário que vai interligar Água Boa ao município luverdense.

O projeto da VLI prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros de Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT), com foco no transporte de cargas como grãos, fertilizantes, farelo de soja, entre outras. O contrato de adesão para o projeto de autorização foi assinado entre a VLI e o Ministério da Infraestrutura na terça-feira (28).

 Com o cumprimento desta etapa, a companhia realizará estudos de viabilidade, além de elaborar o projeto conceitual de engenharia para construção do trecho, que é uma extensão já prevista da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), que teve o início da obra autorizado em setembro deste ano de Mara Rosa (GO) até Água Boa (MT).

Com isso, a Fico será a segunda ferrovia que deve chegar ao município luverdense que já tem confirmado a Ferrovia de Integração Estadual, partindo de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, que será construída pela Rumo Logistica.

“A ferrovia é um projeto grandioso que traz outros investimentos para o município. Com a chegada da ferrovia da Rumo e a Fico II, como já é conhecido esse novo trecho até a nossa cidade, Lucas do Rio Verde vai se consolidando, avançando a cada dia, para se tornar o maior entroncamento ferroviário do Brasil”, disse o prefeito Miguel Vaz.

Também estão em análise pelo Ministério pedidos para construção da ferrovia entre Lucas do Rio Verde e Sinop. Já manifestaram interesse por esse trecho as empresas Zion Real Estate e Garin Infraestrutura, Assessoria e Participações Ltda.

“Isso cria uma perspectiva muito positiva de novos investimentos, de muitas oportunidades, de geração de empregos e de mais indústrias para o nosso município. Isso me deixa muito confiante e otimista com essas informações”, completou o prefeito.

Ferrovia de Integração Estadual

O contrato para a construção da primeira ferrovia estadual foi assinado em setembro pelo Governo do Estado e a Rumo Logística S/A. Serão investidos R$ 11,2 bilhões em 730 quilômetros de malha ferroviária.

Os prazos do contrato apontam a entrega do primeiro trecho, em Cuiabá, até 2025. Já o segundo trecho, deve chegar em Nova Mutum até 2027 e em Lucas do Rio Verde até 2028.

Em dezembro deste ano, a empresa realizou a audiência pública para tratar do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), feito pela empresa que vai operar a ferrovia.

Na ocasião, os engenheiros da concessionária explicaram pontos importantes para a implantação da ferrovia, entre elas, os principais impactos positivos. Segundo a apresentação, a chegada dos trilhos melhora a condição do ar por conta da redução no trânsito de veículos nas estradas, além de uma possível diminuição no atropelamento de fauna nas rodovias.

O documento também considera o ganho socioeconômico, como geração de emprego e renda, incremento no mercado de bens e serviços no período de obras, aumento

Fonte:

Deixe seu comentário