Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Quase concluído!

Com atraso, plantio do milho segunda safra está praticamente concluído em MT

Acompanhamento do Imea aponta que falta semear menos de 0,5% da área prevista no estado; cerca de metade das lavouras foi cultivada fora da janela ideal

Publicado em 30/03/2021 às 21:04
Atualizado em

(Foto: Canal Rural)

Demorou! Mas a segunda safra de milho está – finalmente – semeada em Mato Grosso. Até a última sexta-feira, 26, os agricultores haviam cultivado 99,58% da área total projetada. Faltava semear menos de 24 mil hectares, muito pouco frente aos mais de 5,68 milhões de hectares previstos para este ano. O trabalho chega a esse ponto, pelo menos duas semanas mais tarde que o “de costume”.

O atraso é reflexo dos impactos causados pela ‘meteorologia’ no campo: houve seca durante o plantio da soja e excesso de chuva na hora da colheita, o que comprometeu o calendário programado para a segunda safra. Mais de 2,5 milhões de hectares foram semeados fora da janela ideal, que vai até o fim de fevereiro no estado.

A chegada do plantio à reta final é decorrente do avanço colheita da soja, que também está perto do fim em Mato Grosso. Até aqui, as máquinas “passaram” sobre 97,17% das plantações, restando pouco menos de 300 mil hectares para serem colhidos. Nesta mesma época do ano passado, mais de 99,30% das lavouras estavam colhidos. A média histórica para o período é de 96,32%.



Fonte:

Deixe seu comentário