Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALTERNATIVO

Defensivo biológico para controle de nematoide é publicado pelo MAPA

Ele é à base de extrato de alho e é indicado para controle de pragas de solo que atacam as raízes das plantas

Publicado em 03/04/2020 às 05:58

De acordo com o MAPA, o objetivo é estimular o uso de produtos biológicos na agricultura orgânica e convencional (Foto: iStock/Mapa)

Foram publicados nesta sexta-feira (03) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dois defensivos biológicos inéditos. Um deles é destinado para controle de nematoides, pragas de solo que atacam as raízes das plantas. O produto é à base de extrato de alho. 

O outro é o registro de Amblysuius tamatavensis, um ácaro que controla a mosca-branca, praga que ataca a batata, tomate e feijão entre outras culturas.

O Ato n° 26, publicado no Diário Oficial da União, também traz o registro de outros 44 defensivos agrícolas genéricos, sendo que 17 utilizam agentes de controle biológico na sua formulação, contribuindo para o aumento da sustentabilidade da agricultura nacional. Em todo o ano passado, foram registrados 40 produtos biológicos.

O objetivo do Ministério da Agricultura é estimular o uso de produtos biológicos na agricultura orgânica e convencional, aumentando o número de produtos registrados contendo microrganismos já presentes na natureza. Oito desses produtos registrados hoje poderão ser utilizados em sistemas de cultivos orgânicos.

Genéricos

O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência.

A maioria dos ingredientes ativos presentes nos defensivos agrícolas registrados hoje têm uso registrado nos Estados Unidos, na Austrália e em países da Europa.

Os produtos que tiveram o registro publicado hoje foram analisados e aprovados pelo Ministério da Agricultura, pelo Ibama e pela Anvisa, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário