Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

FEBRE AFTOSA

Estratégia para campanha tem sistema drive trhu para informar vacinação

Proposta tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas nos escritórios do Indea. Campanha tem prazo ampliado para vacinação

Publicado em 27/04/2020 às 04:46

Gado e búfalos devem ser vacinados a partir desta segunda-feira (27) (Foto: Divulgação)

As revendas especializadas começam a vender hoje (27) as vacinas para a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Mato Grosso. O período de vacinação foi antecipado e alongado. Os pecuaristas terão 45 dias para vacinar e comunicar o Indea sobre a vacinação. 

As mudanças foram propostas em razão da pandemia do Covid-19 e atenderam pedido dos pecuaristas que estavam preocupados com as medidas restritivas que limitam a concentração de trabalhadores e exige mais tempo para a realização das vacinas nas propriedades.

A campanha, que seria em maio, começa nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 10 de junho. Nesta etapa, bois e búfalos de todas as idades devem tomar a dose da vacina.

O coordenador regional do Indea em Lucas do Rio Verde, Alberto Leichweis, observa que as medidas foram adotadas em cumprimento ao plano de enfrentamento ao Coronavírus. Com prazo mais dilatado, o pecuarista pode fazer a comunicação assim que efetivar a vacina e evitar aglomeração no escritório do Indea, que vai adotar um sistema semelhante ao drive trhu.

“Quem vem fazer essa comunicação tem que seguir todas as precauções, como distanciamento, uso de máscaras, e a novidade é que o produtor poderá trazer a folha de comunicação, onde tem todas as informações do rebanho que for vacinado, ele traz com uma cópia da nota e recebe um canhotinho comprovando que ele fez a comunicação”, explicou Alberto, acrescentando que os dados são conferidos para então serem consolidados no sistema.

Outra forma de fazer a comunicação, sem precisar até o escritório, é por e-mail. O produtor ou responsável, digitaliza a folha com as informações dos animais vacinados e também cópia da nota fiscal de compra das vacinas e encaminha ao Indea.

A regional do Indea atende 9 cidades onde estão cadastradas pouco mais de 3 mil propriedades rurais. A estimativa é vacinar cerca de 500 mil animais. “É um número expressivo e é importante que o produtor fique atento e não perca os prazos”, orienta Leichweis.

Fonte:

Deixe seu comentário