Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Quase no fim!

Faltam menos de 10 mil hectares de soja para serem colhidos em MT

Apesar da colheita chegar a 99,91% da área total, ainda tem máquina no campo em três regiões do estado

Publicado em 13/04/2021 às 02:56

(Foto: Reprodução: Canal Rural)

O sol firme na manhã desta segunda-feira (12) permitiu a continuidade da colheita da soja na fazenda Ponto Alto, em Canarana, nordeste de Mato Grosso. A propriedade é uma das poucas no estado que ainda estão com o grão no campo.

Falta colher 130 dos 200 hectares da lavoura, que foi semeada após a segunda quinzena de dezembro, segundo o agricultor Arthur Guilherme Correa de Paula. “Ainda vamos levar uns 10 dias para terminar de colher”, comenta ele, que se diz satisfeito com a produtividade média alcançada até aqui. “Estamos colhendo 40 sacas por hectare. É uma média boa, já que esta área era de pasto e recebeu soja pela primeira vez este ano”, explica.


Tempo aberto para a colheita na Fazenda Ponto Alto (Foto: Arthur Guilherme/agricultor)

O município de Canarana fica no nordeste mato-grossense, uma das três regiões que ainda não concluíram a colheita da oleaginosa. Por lá, restam 0,12% da área. No centro-sul do estado, 0,03% e na região sudeste, 0,31% das lavouras. É a reta final de uma safra em que as plantações ocuparam terreno recorde em Mato Grosso, acima de 10,3 milhões de hectares. Deste montante, 99,91% já foram colhidos. Nesta mesma época do ano passado, as máquinas já tinham colhido 99,94% da área total. A média histórica para o período é de 99,26%, segundo o Imea.



Fonte:

Deixe seu comentário