Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CRESCIMENTO

IMEA indica que Mato Grosso teve produção recorde de algodão em 2019

Resultado é o maior da história para a cotonicultura do estado, que manteve liderança do ranking nacional de produção da fibra.

Publicado em 17/12/2019 às 01:26
Atualizado em

Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso bate recorde histórico de produtividade em 2019 (Foto: Reprodução)

Os cotonicultores de Mato Grosso podem fechar o ano comemorando um recorde histórico. De acordo com o IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – o estado aumentou sua produção em 40,71%, atingindo o volume de 4,79 milhões de toneladas de pluma com caroço. A área plantada também cresceu, atingindo 1,11 milhão de hectares.

O aumento do interesse dos produtores, segundo os analistas do IMEA, é reflexo do volume exportado no ano passado e o valor pago pela arroba no mercado internacional. Apesar da queda de 11% no preço em relação ao mesmo período do ano passado, os agricultores continuam dispostos a investir, pois o mercado internacional aumentou sua demanda em 75% à média registrada no final de 2018. Durante 2019 já foram embarcadas, em portos brasileiros, 795,21 mil toneladas.

Ainda de acordo com o IMEA, as boas condições climáticas e o melhoramento genético de alguns cultivares favoreceram o aumento da produtividade, sem incremento significativo dos custos de produção. Com o resultado, Mato Grosso continua a lideram o ranking nacional de produção da fibra, à frente da Bahia, segundo estado com maior volume colhido.


Fonte:

Deixe seu comentário