Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção

Indea de Lucas, vai intensificar vacinação contra a brucelose em novembro

De acordo com o Indea, Mato Grosso há 12 anos mantém o índice de vacinação acima de 99%.

Publicado em 29/10/2019 às 08:01
Atualizado em

A campanha inicia nesta sexta-feira (01) e segue até o dia 30 de novembro (Foto: Reprodução)

Produtores de Lucas do Rio Verde e região, podem aproveitar o manejo do rebanho bovino para vacinar as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. A segunda etapa da campanha, terá inicio nesta sexta-feira (01) e segue até o dia 30 de novembro, com uma expectativa de vacinar mais de 30 mil cabeças somente na região de Lucas do Rio Verde.

"O produtor ao realizar o manejo do rebanho para vacinar contra a febre aftosa, pode aproveitar para vacinar  as fêmeas com idade de 03 a 08 meses contra brucelose. Os criadores também precisam fazer até 30 de novembro a comprovação semestral de vacinação contra a brucelose de todas as fêmeas de três a oito meses imunizadas.

Descumprimento

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Cuidados

É importante que o produtor fique atento aos cuidados ao realizar a vacinação do rebanho, como comprar vacinas somente de revendas registradas; manter as vacinas na temperatura correta entre 2°C e 8°C; manter a vacina no gelo até o momento da aplicação.

"Na etapa contra a febre aftosa todos os animais de zero a 24 meses, deverão ser vacinados. Os produtores deverão comunicar o Indea até o dia 10 de dezembro, e declarar todo o rebanho existente na propriedade, incluindo outras espécies de animais de produção, como a quantidade de caprinos, suínos, equinos dentre outros. Com isso é gerado uma atualização cadastral no sistema", orienta o médico veterinário do Indea, Clodomiro Reverdito.

Fonte:

Deixe seu comentário