Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

OTIMISMO

IPEA prevê que PIB Agropecuário brasileiro cresça até 4,1% em 2020

Após estimativas positivas divulgadas pela CNA, agora é o IPEA que indica crescimento no PIB agropecuário do País

Publicado em 24/02/2020 às 08:17
Atualizado em

Estimativas de crescimento do PIB do agronegócio brasileiro em 2020 estão ligados a fatores externos, diz estudo do IPEA (Foto: Reprodução)

O IPEA – Instituto de Pesquisa Aplicadas – divulgou estudo que indica crescimento do PIB agropecuário brasileiro para o ano de 2020. Os números acompanham as estimativas divulgadas recentemente pela CNA e, de acordo com o instituto, que cruzou dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – com projeções da CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento – para a safra atual, o aumento no volume financeiro pode atingir o índice de 4,1%.

Caso se confirmem, os números são animadores para o setor que, em 2019, viu seu crescimento ser inferior a 1%. Os dois segmentos que mais contribuem para o otimismo dos especialistas são café, que deve crescer 13,1% e o complexo soja, que tem potencial de avançar até 8,7% em relação ao ano anterior.

No balanço feito pelo IPEA os analistas avaliam diversos quadros do mercado internacional, como os surtos ainda persistentes de peste suína africana sobre os rebanhos da Ásia e da Europa, os efeitos econômicos do coronavírus sobre o mercado de carnes e o avanço nas negociações entre China e Estados Unidos quanto ao fim da guerra comercial entre os dois países e que já dura mais de dois anos.


Fonte:

Deixe seu comentário