Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Agricultura

Produtores de milho de MT já comercializaram 76% da safra ; Lucas já vendeu 60%

A alta no preço do grão estimulou os produtores a antecipar a comercialização na pré-colheita.

Publicado em 27/04/2020 às 21:26
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade/Richard Montecinos)

O Mato Grosso é o maior produtor de milho segunda safra no Brasil. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a alta no preço do grão estimulou os produtores a antecipar a comercialização na pré-colheita e 76% da produção esperada já está vendida.

Em Lucas do Rio Verde uma das principais regiões produtoras de MT,  a estimativa conforme especialista do mercado do grãos, é que cerca de 60% do milho já esteja comercializado antes mesmo de ser colhido. 

“Com uma área de 5,1 milhões de hectares e uma produtividade de 106 sacas por hectare, que ainda não seriam recorde em Mato Grosso, porque na safra passada nós colhemos mais de 110 sacas, mas ainda vamos ter um bom volume de produção, que já está em quase 80% comercializado”, comentou Daniel Latorraca, superintendente do Imea.

Apesar de o clima comprometer a boa produtividade em vários estados brasileiros, para Glauber Silveira, vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), a estimativa da produção nacional do milho segunda safra continua em 75 milhões de toneladas do grão.

“A gente está tendo um clima um pouco adverso, seja no Sul ou também no Centro-Oeste. Em Mato Grosso, alguns municípios serão afetados. A chuva não está normal como foi em outros anos, mas ela não deve mudar tanto assim, não deve ter grandes impactos até o momento em relação à produtividade”, disse Silveira.

Fonte:

Deixe seu comentário