Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ESTABILIDADE

Mercado de fertilizantes tende à estabilidade nos preços, preveem analistas

Agricultores devem ficar atentos, no entanto, a fatores externos, como a peste suína e a guerra comercial entre EUA e China.

Publicado em 26/12/2019 às 07:43
Atualizado em

Mercado internacional de fertilizantes deve manter preços estáveis para 2020 (Foto: Reprodução)

Analistas do mercado agropecuário preveem que o preço dos fertilizantes tende à estabilidade ao longo do próximo ano. De acordo com as projeções, o aumento na oferta cobrirá o crescimento da demanda nos principais mercados consumidores, como Estados Unidos, Índia e Brasil, por exemplo.

Para o Rabobank, por exemplo, os números indicam que o Brasil aumente o volume de importação de fertilizantes em até 2%, atingindo 37 milhões de toneladas até o final de 2020. Porém, fatores como a peste suína no sudoeste asiático e os novos capítulos da guerra comercial entre Estados Unidos e China podem fazer o mercado variar e, por isso, a instituição recomenda que os produtores fiquem atentos.

O mercado de fertilizantes para o Brasil já havia sofrido variação positiva em 2019, quando notificou aumento na demanda em 2%, se comparados os números de 2018, principalmente no segundo semestre, quando os agricultores passaram a receber mais Reais por saca, dada a desvalorização da moeda frente ao dólar norte-americano e, também, por conta do aumento nas exportações para a China e para o Japão.


Fonte:

Deixe seu comentário