Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

preocupação

MILHO: mercado em alerta em função do clima

Clima desperta preocupação devido a atuação de uma intensa massa de ar seco marcada pela passagem de uma frente fria nos dias 12 e 13 de julho

Publicado em 21/07/2022 às 19:15

(Foto: Reprodução)

Para o mercado do milho no Mato Grosso do Sul, o clima desperta preocupação devido a atuação de uma intensa massa de ar seco marcada pela passagem de uma frente fria nos dias 12 e 13 de julho

De acordo com a análise de Sandro Ramos, da Tarken, isso resultou em uma elevada amplitude térmica e baixos valores de umidade relativa do ar. “Essas condições elevam a evapotranspiração da planta, o que ocasiona perdas significativas de água, podendo prejudicar a colheita, caso ainda se encontre em período de enchimento de grãos”, explica o especialista. A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul divulgou seu Boletim indicando novas informações sobre o andamento da colheita da segunda safra de milho no estado. Estima-se que 12,2% das lavouras foram colhidas até a última sexta-feira (15), isso mostra um crescimento de 0,9% em relação à safra passada. Olhando para a qualidade das lavouras, os técnicos da Famasul indicaram que 80,8% da área está em boas condições, 12,8% em condições regulares e os 6,4% restantes em condições ruins.

Como reflexo disso no mercado, segundo o analista, pode-se observar uma redução no preço médio da saca de milho, que durante a última semana registrou uma queda de 3,13%, chegando a R$ 67,69 a média da saca no estado. Já comparando com o ano anterior, essa retração é significativamente maior, com queda de 20,97%, comparando a média de junho deste ano com o praticado na mesma época em 2021.

Até este momento, os produtores sul-mato-grossenses já negociaram 26% de toda a produção estimada da segunda safra de 2022, um índice 16 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano passado para a safrinha de 2021. Essa redução pode ser explicada pela elevada retração no preço da saca observado no mercado nesse momento.

Fonte:

Deixe seu comentário