Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

FEBRE AFTOSA

Movimento para comunicar vacinação contra aftosa ainda é tímido

Com estratégia diferenciada, Indea espera reduzir concentração de pessoas nas unidades para comunicação de vacinação contra aftosa

Publicado em 22/05/2020 às 03:30
Atualizado em

A estratégia da campanha de vacinação contra a aftosa procurou evitar a ida dos produtores até a sede do órgão para fazer a comunicação (Foto: Portal da Cidade)

A pandemia do novo Coronavírus motivou os órgãos públicos a definirem estratégias diferenciadas para evitar aglomeração de pessoas em suas sedes. O Indea, por exemplo, definiu novas maneiras para os pecuaristas comunicarem a vacinação de seus rebanhos contra a aftosa. Durante as campanhas, os produtores eram obrigados a procurarem as unidades do órgão para o procedimento, sob pena de serem multados. 

Na campanha de maio, o prazo para vacinação foi ampliado, tendo iniciado em 27 de abril com a finalização em 10 de junho. A forma de comunicação também foi alterada. Uma das maneiras possíveis é fazendo o protocolo pela internet. Nesse caso, o produtor deve pegar uma folha de comunicação que pode ser baixada dos sites do Indea, Acrimat ou Famato. O produtor deve preencher a folha, anexar a nota que comprova a aquisição da vacina e enviar para o e-mail do Indea. No site do instituto há um manual elaborado para orientar o passo a passo.

A outra maneira é entregar esse mesmo material no escritório local do Indea. Os técnicos do órgão farão análise do material entregue e responderão se a comunicação foi aceita ou se há necessidade de revisão das informações prestadas.

A ideia de oferecer essas alternativas é evitar a aglomeração no escritório do órgão. Porém, a orientação é que o pecuarista evite deixar para a reta final da campanha e acumule os atendimentos. “Assim como nos demais anos, a procura tem sido baixa nos escritórios, tanto no escritório, quanto via e-mail”, esclareceu Clodomiro Reverdito, médico veterinário fiscal do Indea em Lucas do Rio verde.

No acompanhamento feito pelo instituto junto as revendas de vacina, o nível de comercialização revela que o produtor tem procurado imunizar o rebanho, restando a etapa de comprovação do processo. “O ideal seria que ele, produtor, fosse vacinando e informando, pra gente dar andamento e finalizando essa campanha. O comunicado pode ser feito até o dia 20 de junho”, orienta o fiscal, citando que o rebanho de Lucas do Rio verde deverá ter um acréscimo em relação aos anos anteriores, chegando a casa de 45 mil cabeças. “Com isso tem maior volume de procura também”, finaliza.

Fonte:

Deixe seu comentário