Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mato Grosso

Preocupante! Somente em agosto, MT registrou mais de 4 mil focos de incêndio

Setor produtivo está preocupado com a alta incidência de focos de calor no estado, que no ano passado teve 60% de seu bioma atingidos pelo fogo

Publicado em 26/08/2021 às 19:54
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Mato Grosso registrou mais de quatro mil ocorrências de foco de calor no mês de agosto e deixou o setor produtivo do Estado apreensivo, principalmente os pecuaristas pantaneiros que no ano passado enfrentaram uma das piores tragédias ambientais já registradas no Brasil, deixando mais de 60% do bioma prejudicado pelos incêndios florestMato Grosso registrou mais de quatro mil ocorrências de foco de calor no mês de agosto e deixou o setor produtivo do Estado apreensivo, principalmente os pecuaristas pantaneiros que no ano passado enfrentaram uma das piores tragédias ambientais já registradas no Brasil, deixando mais de 60% do bioma prejudicado pelos incêndios florestais.

O fogo avança pelo Parque da Chapada dos Guimarães, e consumiu quase seis mil hectares de uma área de proteção ambiental. O clima da atual estação do ano favorece a disseminação das labaredas e dificulta o trabalho de combate no local. A origem do incêndio ainda está sendo investigada.

O tenente-coronel João Paulo de Queiroz, do Corpo de Bombeiros, observa que “no mês de agosto o vento é mais forte e também a baixa umidade do ar faz com que haja uma propagação maior do incêndio, na data de hoje nós temos cinco dias de combate, nosso efetivo máximo empregado ocorreu no sábado, o fogo foi se alastrando, às nossas equipes elas estão em combate frente ao fogo”.

A força-tarefa para controlar as chamas conta com três aeronaves, um helicóptero e um efetivo de 42 pessoas entre militares e civis, do ICMBIO, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

”Nós conseguimos equipar toda a tropa, mais de 800 kits com fardamento, equipamento proteção individual, fizemos a capacitação de quinhentos brigadistas e desses estamos contratando 100, pode chegar mais vai depender da necessidade, o ano passado investimos 32 milhões e esse ano estamos investindo 73 milhões de reais isso é bem superior a nossa média de 5 milhões que a gente investiu nos últimos dez anos a gente aumentou bastante a nossa capacidade de ação”, relata Queiroz.

O MT lidera o ranking nacional de de focos de calor registrados no Inpe, com 11,3 mil ocorrências, 25% a menos do que no mesmo período do ano passado. Mesmo com a redução, o momento é de alerta, sobretudo entre agosto e setembro, meses considerados críticos. Só nos primeiros 22 dias deste mês houve quase 4,8 mil registros, cerca de 40% do total deste ano.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Alex Marega, pontua que “no mês de agosto a grande preocupação nossa são os ventos, então além da seca qualquer fogo que inicia acaba se tornando um grande incêndio devido a propagação feita pelos ventos, Porque o mato grosso ainda lidera, mato grosso ainda é a maior área de cerrado do brasil, então o cerrado pega fogo muitas vezes naturalmente, então isso contribui para que mato grosso tenha essa quantidade grande de focos de calor e de incêndios nesta época de seca”.

O cenário deixa o setor agropecuário mato-grossense em estado de alerta, de acordo com o gerente de Relações Institucionais da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Nilton Mesquita.

”Uma das orientações que a gente mais tem usado é fazer o acero principalmente onde tem rodovias onde tem fluxo de pessoas que acaba gerando incêndio, aí você tem prejuízos com perdas de cercas, com as pastagens, animais que tem que ser deslocados de um lado para o outro, planejamentos de cercas, rotacionamento, tudo isso gera transtornos e dificuldade para o produtor”, observa o representante.

No Pantanal, que está sofrendo com a falta de chuvas novamente neste ano, os primeiros focos de incêndio começaram a aparecer e despertar atenção redobrada nas propriedades.

"Foram feitos vários investimentos, em represa, maquinário, em açude e postos artesianos, preparamos para enfrentar mesmo assim está sendo muito dura a seca, está castigando a região nossa, o índice pluviométrico nosso foi um terço do que costuma ter, essa semana que entrou está começando esparramar fogo para o Pantanal aqui nessa região de Poconé tem vários focos está queimando as propriedades dos vizinhos estamos lá com maquinários, mão de obra e com os colaboradores todos ajudando, para não deixar esse fogo proliferar”, observa o pecuarista Breno Dorileo.

“Há previsão que na segunda quinzena de setembro começa as chuvas então a gente está com a expectativa muito boa que nos meses de setembro e outubro a gente vai conseguir ter uma boa quantidade de chuvas e que vai diminuir os incêndios e a gente acaba essa temporada de combate mais cedo”, acrescenta o secretário-adjunto da Sema, Alex Marega.

Fonte:

Deixe seu comentário