Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ESTIAGEM

Pesquisador orienta produtor a avaliar alternativas para garantir produtividade

Chuvas irregulares no período podem afetar produtividade nas lavouras de milho

Publicado em 06/04/2020 às 21:33
Atualizado em

Milho se tornou cultura importante para a agricultura no cerrado (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Um período de estiagem ou de chuvas com menos intensidade pode tirar o sono do produtor de milho de Lucas do Rio Verde e região. Os últimos dias de março e a primeira semana de abril tem apresentado quadro de chuvas irregulares ou de estiagem, podendo influenciar diretamente na produtividade da lavoura. 

De acordo com o diretor executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasqualli, em algumas localidades do município teve um período longo sem chuvas. “Teve relatos de que ficou 20 dias sem chuva. Semana passada choveu, sexta-feira (03), mas foi um volume bem baixo”, informou.

O pesquisador observa que a semana começa com previsões de pouca chuva e de bastante calor, cenário que pode prejudicar a lavoura de milho, que precisa de água com abundância nesse momento da safra. “Acaba interferindo no metabolismo da planta, porque ela perde muita umidade por conta da temperatura”, observa, citando ainda que o solo fica seco com maior rapidez. “Estamos na época de florescimento da cultura do milho, época crítica que precisa de bastante água para garantir a produtividade”.

Pasqualli espera que os próximos dias reservem chuvas em quantidade necessária a atender a lavoura. Por outro lado, o pesquisador orienta os produtores que avaliem alternativas para diminuir o impacto da falta de água. “Seria o cuidado com o solo, adubação, manejo de doenças para que a planta sofra um pouco menos com isso”, orienta.

Fonte:

Deixe seu comentário