Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Impactos

Quarentena em 50 municípios de MT pode causar impactos no campo, diz Aprosoja

Embora o agronegócio seja considerado essencial, presidente da entidade demonstra preocupação com reflexos do fechamento do comércio e pede bom senso

Publicado em 03/04/2021 às 08:58

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou quarentena obrigatória em cidades com risco muito alto de contaminação pela Covid-19. A decisão foi publicada na noite desta segunda-feira, 29, assinada pela desembargadora Maria Helena Póvoas.

Com o documento, a presidente do TJ-MT impõe aos gestores municipais o cumprimento de um decreto do governo estadual, que “obriga” a adoção de quarentena – de no mínimo 10 dias – em cidades que estejam com “alto risco de contaminação” pela Covid-19, conforme critérios definidos pelo estado.

Atualmente, 50 municípios estão nesta condição. Entre eles, vários que se destacam na produção de grãos e carne, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Cáceres, Alta Floresta e Juara. Essas cidades deverão implantar barreiras sanitárias para triagem da entrada e saída de pessoas, ficando autorizada apenas a circulação de pessoas com o objetivo de acessar e exercer atividades essenciais.

São consideradas essenciais as atividades listadas pelo governo federal no decreto 10282 de 2020. Entre elas, estão o agronegócio, indústria, logística, bens e serviços que assegurem transporte de cargas.

Na avaliação da Aprosoja-MT, o “lockdown” preocupa. “É preciso bom senso neste momento, para não correr o risco de causar, por exemplo, desabastecimento. É preciso entender que a situação atual – o alastramento da pandemia – não se deve ao funcionamento do comércio, mas sim à irresponsabilidade de algumas pessoas, que se aglomeram em festas, confraternizações. É esse tipo de postura que deve ser combatido com veemência, e não o comércio”, conclui.


Fonte:

Deixe seu comentário