Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CIDADANIA

8ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece esta semana

Encontro servirá para avaliar avanços e debater problemas enfrentados na defesa de direitos básicos da população infanto-juvenil de Lucas do Rio Verde

Publicado em 06/11/2018 às 08:40
Atualizado em

Com 28 anos de existência, Estatuto da Criança e do Adolescente ainda é motivo de controvérsia (Foto: Reprodução)

No próximo dia 08 (quinta-feira), ente as 7h e 17h, no auditório João Callai, na Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, acontecerá a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é resultado da parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e terá como tema central “proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka, “a oportunidade é única para que os agentes envolvidos ou com algum interesse sobre a proteção dos direitos do menor apresentem suas propostas, avaliem os dados e ouçam o que outras pessoas também engajadas no tema têm a dizer”.

Segundo ela, ao longo das últimas edições, pôde-se observar claramente que houve avanços em diversas áreas, principalmente na compreensão e correta aplicação dos dispositivos legais que protegem os menores em nossa sociedade, como o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Nós somente podemos entender os mecanismos legais e os dispositivos que protegem nossos menores se os conhecermos bem e soubermos como eles devem funcionar na prática. Neste sentido, acho que houve bons avanços no tocante ao conhecimento do Estatuto da Crianças e do Adolescente e na forma com que ele é usado como salvaguarda dos nossos pequenos”, complementa.

Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente comemora 28 anos desde sua promulgação, em 13 de julho de 1990, pela Lei 8069/90 e tem como objetivo a proteção integral dos menores brasileiros contra quaisquer tipos de violência, abusos e maus tratos, além de ratificar muitos dos dispositivos prescritos na Constituição Federal de 1988, como, por exemplo, o direito à educação básica e de qualidade.

Fonte:

Deixe seu comentário