Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MEIO AMBIENTE

Ação integrada combate incêndios criminosos no Parque dos Buritis

Incêndios foram registrados em dois pontos do parque, área de preservação localizada no centro de Lucas do Rio Verde

Publicado em 22/09/2020 às 00:28
Atualizado em

Fogo foi ateado em dois pontos do Parque dos Buritis nesta terça-feira pela manhã (Foto: Portal da Cidade)

Militares do Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e servidores do município tiveram trabalho para conter as chamas e evitar que dois focos de incêndio se alastrassem e destruíssem a vegetação do Parque dos Buritis no início da manhã desta terça-feira (22). 

O primeiro foco foi na entrada do parque no acesso pela Rua Santa Fé. Um funcionário que faz a limpeza no entorno do parque flagrou o início do incêndio e pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros. Até a chegada dos militares, guardas municipais que também acionados, iniciaram o combate com apoio de servidores do município.

A chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros ajudou a ampliar o combate e controle das chamas, que destruíram parte da vegetação rasteira. O temor era que as chamas se propagassem à vegetação que faz divisa com imóveis comerciais e residenciais nas imediações do parque.

Assim que as chamas começavam a ser controladas, um casal que passeava pelo parque flagrou um segundo foco e acionou o Corpo de Bombeiros. “A gente é de Sinop chegou hoje ao município, veio conhecer o parque e vimos o fogo num pequeno amontoado de folhas”, disse o rapaz, que pediu pra não ser identificado.

As equipes se dividiram e fizeram o combate aos dois focos, controlando a situação.

“São dois focos de incêndio, distantes um do outro, não teria como ter pulado de um local para o outro, e com certeza é um incêndio criminoso, alguém que colocou fogo na mata do Parque dos Buritis”, declarou o guarda municipal Carlos, que informou que a área do entorno seria vistoriada pela Guarda Municipal em busca de eventual suspeito. “Nos passaram as características”, resumiu.

O secretário de Meio Ambiente, Kairo Oliveira, acompanhado do secretário de Indústria e Comércio, Marcos Engelbrecht, esteve no local e anunciou que providências seriam tomadas para identificar o possível incendiário. “Já solicitei a equipe de fiscais pra intensificar a fiscalização no parque, nessa vegetação, no entorno, pra percorrer todo o perímetro e dar uma resposta rápida e identificar o possível causador pra punir essa ação”, disse.

Kairo lembra que se preso em flagrante, o incendiário pode ser detido, além de multado pelo dano ambiental provocado.

Os militares do Corpo de Bombeiros confirmaram que os indícios são fortes de que o incêndio tenha sido criminoso. O cabo Alexsandre observou que observando a vegetação e os locais afetados oferecem poucas condições do chamado fogo espontâneo.

O graduado observa que a guarnição de combate é própria para atendimento urbano e que o ideal seria uma viatura adequada para combates florestais. Porém, a ação integrada e o uso de equipamentos manuais permitiram o controle dos focos. “É possível fazer um trabalho de combate indireto. Tivemos o apoio do funcionário do parque fez a ancoragem do fogo com soprador e a guarnição de serviço atuou no combate indireto, que é o abafador, enxada e mochila costal, que é tão eficiente quanto o caminhão”, pontuou.

Fonte:

Deixe seu comentário