Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Previsão

Agrometeorologista contradiz expectativas de chuvas para esta semana

Somente, ao longo da segunda quinzena de outubro é que as chuvas começarão a ganhar forças e frequências.

Publicado em 13/09/2019 às 07:26
Atualizado em

Em Lucas do Rio Verde,a tendência é que algumas pancadas de chuvas caiam entre os últimos dias de setembro e inicio de outubro. (Foto: Reprodução)

Em resposta aos nossos leitores, o Portal da Cidade entrevistou o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima. De acordo com Marco Antonio, a notícia não é tão boa para os luverdenses. A tão esperada chuva pode chegar um pouco mais tarde neste ano.

“Por conta de um oceano pacifico central com águas mais frias do que o normal, nessas últimas semanas, as primeiras chuvas deverão chegar um pouco mais tarde, quando comparado ao mês de setembro de 2018. Esse inicio de safra deverá ser muito parecido com setembro e outubro de 2017. Assim, a tendência é que até venham ocorrer algumas pancadas de chuvas entre os últimos dias de setembro e inicio de outubro. No entanto, essas chuvas virão na forma de pancadas irregulares, ou seja, na forma de pancadas isoladas. Somente, ao longo da segunda quinzena de outubro é que as chuvas começarão a ganhar forças e frequências. Antes disso, ocorrerá apenas eventuais pancadas de chuvas” – concluiu o agrometeorologista.



A tão esperada chuva pode chegar um pouco mais tarde neste ano (Foto: Reprodução)

Para o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Antonio Lira, a recomendação é que o produtor deve aguardar até que ocorra uma quantidade de chuvas suficiente para repor o volume de água do solo e, a partir desta segurança, iniciar a instalação das lavouras.

"A orientação para os produtores rurais é ter cautela. Para evitar prejuízos, o plantio não deve ser iniciado até que se tenha  uma umidade boa, porque os custos da lavoura está alto e as sementes estão caras. No momento, a posição é aguardar a chegada das chuvas regulares, para que haja reposição da água no solo, para então iniciarmos os trabalhos de semeadura. Vamos esperar o início das chuvas, para por a semente no chão, e evitar perdas nesta safra. Não há outra saída" - orientou Lira.

Fonte:

Deixe seu comentário