Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Chef luverdense ensina como preparar peixe assado para este feriado

Eduardo Hoffmann tem mais de 25 anos de experiência no preparo de carnes e traz dicas simples, mas que são essenciais no preparo e no resultado do prato

Publicado em 31/03/2021 às 22:47
Atualizado em

Com mais de 25 anos de experiência, Eduardo Hoffmann traz uma receita simples para esta sexta-feira (02) Santa. (Foto: Reprodução)

Neste época do ano, dias que antecedem à Páscoa, muitos católicos optam por não comer carne vermelha e o peixe é uma das opções preferidas para substituí-la. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência,  devoção típica do tempo da Quaresma.

A quaresma é o período que antecede a Páscoa, e simboliza a ressureição de Cristo, por este motivo, nesta sexta-feira (02), muitos luverdenses terão à mesa o peixe.

Nesta quinta-feira (01), o Portal da Cidade entrevistou o especialista Eduardo Hoffmann, que há 25 anos trabalha no preparo de carnes. Eduardo ressalta, que o peixe ideal para fazer de forma assado, é o matrinxã

(Imagem Ilustrativa)

"É um peixe muito saboroso e muito degustado na região, por ter um sabor único. No preparo do matrinxã, eu tiro a espinha do peixe, e uso "Lemon Pepper" tempero especial para peixes, a base de limão, sal grosso e outras especiarias desenvolvidas pela Hoffmann Casa de Carnes. Na hora de temperar, eu não tiro as escamas, utilizo o tempero especial e deixo marinando por até duas horas. Após isso, eu levo para a grelha para assar na brasa. Se caso optar em por recheio por cima do peixe, o mesmo deve ser assado de forma aberto", ressalta Eduardo.


(Tempero exclusivo para peixes da Hoffmann Casa de Carnes)

Recheio para matrinxã

"Para o recheio, eu uso tomate, cebola, palmito, cenoura ralada, milho verde, e demais legumes. Após estar assado, eu passo uma camada de catupiry no peixe antes de acrescentar o recheio. Depois, coloco os legumes picados, e por cima fatias de mussarela e orégano. Para finalizar, leve ao forno por cerca de 20 minutos, e está pronto o famoso "matrinxã assado".

Hoffmann também destaca, que outros peixes podem ser assados e preparados da mesma forma, como o peixe tambaqui.

"Essa receita é maravilhosa. Caso não tenha o peixe matrinxã, o tambaqui também pode ser preparado da mesma forma e fica muito saboroso", ressalta o chef.

Como escolher o peixe- "primeiramente deve comprar o peixe em um local de qualidade e procedência. Na dúvida, fale com o atendente sobre qual prato irá fazer e qual é o peixe mais indicado. O peixe deve estar com as escamas firmes, os olhos bem brilhantes e as guelras vermelhas", finaliza Eduardo. 

Acompanhamentos- o peixe pode ser acompanhado de arroz branco, purê de batata, salada e farofa. Sendo opcional de cada gosto. 


Sobre o feriado:

Na religião católica, Sexta-Feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa tradição milenar do catolicismo opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango nesse dia, onde a única carne consumida é o peixe. 


Fonte:

Deixe seu comentário