Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CUIDADO!

Bombeiros de Lucas do Rio Verde iniciam Semana de Combate ao Afogamento

Serão 6 escolas da rede pública municipal visitadas. Corpo de Bombeiros alerta para prática de banho em rios e lagos da região

Publicado em 21/11/2018 às 07:18
Atualizado em

O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde iniciou na manhã desta quarta-feira (21) um ciclo de palestras que abrangerá 6 escolas da rede pública municipal de ensino. A iniciativa faz parte da campanha da Semana Latino Americana de Combate ao Afogamento, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA.

CUIDADO COM AS CRIANÇAS - Segundo a Tenente Nagata, do Corpo de Bombeiros, “a escolha pelas palestras em escolas não é aleatória. Procuramos alertar as crianças porque elas são excelentes difusoras desse tipo de informação e acabam repassando o que aprenderam para seus pais, vizinhos e amigos. O afogamento não escolhe cor, classe social ou idade (...) portanto, somente um bom trabalho de conscientização será capaz de evitar que mais pessoas percam suas vidas por causa de acidentes desta natureza (...) acontece de maneira rápida e, em muitos casos, é silencioso. Nem sempre um afogamento ocorre em um rio, no mar ou em uma piscina. Há casos em que bebês de menos de 2 anos afogam-se em baldes cheios de água deixados por adultos em suas próprias casas”.

PERIGO NO RIO VERDE - A Tenente ainda faz um alerta: segundo os critérios de avaliação sobre áreas próprias e impróprias para banho, nenhum ponto do Rio Verde que corta a cidade é propício para o banho. “As águas são turvas, o rio é fundo em quase toda sua extensão e a correnteza é muito forte. Dos quase 40 bombeiros que temos servindo em nossa unidade aqui em Lucas do Rio Verde, apenas 6 têm treinamento adequado para mergulhar em rios desta natureza. Uma pessoa sem treinamento está pondo sua vida em risco simplesmente por entrar no rio”.

Segundo dados de 2018 fornecidos pela SOBRASA, o afogamento é a segunda maior causa de morte não natural que acomete crianças entre 0 e 4 anos de idade. Ainda pelo mesmo estudo, pode-se saber que, por dia, 16 pessoas são vítimas fatais de afogamento no Brasil.

UM TEMA QUE PRECISA DE MAIS ATENÇÃO – Para Domingas Barbosa de Oliveira, professora há 23 anos, atualmente lecionando na Escola Municipal Érico Veríssimo, “o tema é de extrema relevância e chama a atenção das crianças. A palestra de hoje serviu como alerta para muitos deles que confessam já terem ido ao Rio Verde para tomar banho. É um rio exuberante, sem dúvida, mas depois do que ouvimos hoje dos profissionais do Corpo de Bombeiros, aprendermos que ele é tão bonito quanto perigoso (...) e nenhuma diversão vale uma vida, principalmente se ela for de uma criança ou de um jovem que tem tudo pela frente. A prevenção sempre será a melhor escolha e acredito que, com o apoio que temos dos Bombeiros, poderemos voltar a falar disso muitas outras vezes daqui para frente”.

Fonte:

Deixe seu comentário