Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NOVA TURMA

Bombeiros do Futuro de Lucas do Rio Verde têm aula inaugural

As instruções seguem até julho, quando os alunos que concluírem o curso participam do Campo de Instruções

Publicado em 08/03/2019 às 21:36

Os 52 alunos receberão diversas instruções. Aulas serão dadas todos os sábados e terminam em julho (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Os 52 alunos do projeto social Bombeiros do Futuro tiveram, na noite desta sexta-feira (08), a aula inaugural do semestre. A cerimônia ocorreu no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Lucas do Rio Verde e contou com a participação de instrutores, autoridades e apoiadores.

Em entrevista concedida ao Portal da Cidade logo após o fim do evento, o Capitão Alex, comandante da 13ª Companhia Independente, afirmou que “é uma grande alegria ver que, ao longo destas 10 edições dos Bombeiros do Futuro, cerca de 500 crianças e adolescentes receberam educação, treinamento e informação que os tornaram cidadãos mais ativos e conscientes de seu papel na sociedade. Hoje já temos ex-alunos que nos encontram nas ruas e comentam que as instruções que receberam aqui foram úteis para sua vida e que hoje já trabalham, são pessoas respeitadas dentro de seu círculo de amizades. Um deles, em Cuiabá, gostou tanto do que foi ensinado que hoje é soldado do Corpo de Bombeiros de lá (...) é isso que faz este trabalho ser tão gratificante”.

DISCIPLINA E AMOR - Sobre o trabalho de instrução, a Sargento Kleidiane disse que o projeto oferece um modelo de educação diferenciado, baseado na valorização da hierarquia e da disciplina e que os resultados colhidos são sempre muito favoráveis. Ela enfatiza o trabalho dos instrutores baseados em dois princípios: “amor e disciplina. Quando estas duas coisas caminham paralelas e uma auxiliando a outra, não tem como dar errado. Somos rígidos quanto ao cumprimento de horários, valorização do comportamento, respeito aos mais velhos, e isso modifica o comportamento de qualquer criança”.

DA TEORIA À PRÁTICA - Na manhã de hoje os alunos tiveram as primeiras instruções no quartel. O responsável pelas primeiras aulas teóricas sobre o combate ao incêndio, Soldado Menezes. Sobre as primeiras lições, ele diz que “as oficinas seguem até o mês de julho, todos os sábados, onde eles aprenderão um pouco sobre o dia a dia da Corporação e aprenderão técnicas de combate a incêndio, primeiros socorros, ordem unida, fechando com o campo de instruções. É válido salientar que estes treinamentos podem ser úteis, caso eles presenciem algum tipo de acidente ou participem de algum evento que demande maior perícia com um extintor de incêndio, por exemplo, ou para o qual os Bombeiros precisem ser chamados”.

Fonte:

Deixe seu comentário