Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mobilização

Caminhada "Mobilizar para Incluir" é realizada em Lucas do Rio Verde

A caminhada faz parte da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, realizada pela Prefeitura, que engloba diversas atividades.

Publicado em 20/09/2019 às 07:36
Atualizado em

Caminhada Mobilizar para Incluir é realizada em Lucas do Rio Verde. (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Na manhã desta sexta-feira (20) dezenas de pessoas participaram da caminhada 'Mobilizar para Incluir' realizada pela Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, em parceria com as instituições do município. O percurso iniciou na APAE, e seguiu até a Igreja Rosa Mística, na Avenida Mato Grosso. A mobilização  contou com a presença de escolas, instituições, empresas e a comunidade.

Para a Escola Especial Renascer, a semana dedicada permite a sensibilização e conscientização da população, pela busca de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inclusão efetiva nos contextos social, cultural, educacional e no mercado de trabalho.

“Recebemos esta mobilização com muito otimismo, os projetos sociais desenvolvidos em prol da APAE eles são voltados para a inclusão social, no trabalho, na própria família e na sociedade como um todo. A semana dedicada para estas pessoas ressalta a dificuldade física e os desafios vivenciados por crianças, adolescentes, e os idosos que sofrem com deficiências múltiplas. Os cadeirantes por exemplo, sofrem por não terem a acessibilidade necessária para se locomoverem nas ruas, nas escolas e demais locais, e o Poder Público vêm demonstrando esta preocupação através desta iniciativa. É um momento para a sociedade fazer uma reflexão sobre a limitação das pessoas com deficiência” – destacou Valdecir Chagas, presidente da APAE.

De acordo com a primeira dama Rafaela Frizzo, o poder público busca através de ações conscientizar e mobilizar a sociedade sobre as capacidades e potencialidades da pessoa com deficiência.

“Pensamos muito na inclusão destas pessoas, essa semana foi pensada com muito carinho para realmente chamar a atenção da sociedade para que essas pessoas tenham oportunidade, principalmente no mercado de trabalho, que foi um dos temas discutidos durante os encontros. O município possui tantas empresas que podem fazer a inclusão dessas pessoas, pois eles também merecem oportunidades” - comentou.

Lucileide Gurka, secretária de Assistência Social do município ressalta que já são desenvolvidos diversos serviços voltados para pessoas com algum tipo de deficiência. A Semana de Valorização, vêm para reforçar todo esse trabalho desenvolvido, nas escolas, com as famílias e nas unidades de saúde.

“Através desta ação, conseguimos mostrar para as pessoas e para a sociedade a importância de valorizar a pessoa com deficiência. Durante a semana colocamos em prática todas essas atividade para que a comunidade possa olhar de forma diferente para a pessoa com deficiência. Nosso objetivo é que o preconceito seja vencido. Queremos que a aceitação e o respeito com a pessoa com deficiência realmente aconteça” - destacou.


Fonte:

Deixe seu comentário