Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CIDADANIA

Campanha quer conscientizar comunidade sobre esmola a pessoas em situação de rua

Iniciativa da Secretaria de Assistência Social tem apoio de instituições como Defensoria e Ministério Público

Publicado em 21/02/2020 às 03:01
Atualizado em

Por meio da campanha, poder público quer que moradores de rua possam ter oportunidades (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

‘Não dê esmola, dê oportunidade!’ Este é o mote da campanha lançada na manhã desta sexta-feira (21) pela Secretaria de Assistência Social em parceria com instituições que atuam em Lucas do Rio Verde. A ideia é fazer com que as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas para conseguirem encontrar seus familiares, emprego e meios para garantir sua própria subsistência.

Esta foi a primeira reunião para definir formas de agir e encaminhar as pessoas em situação de rua para atendimento nas instituições criadas para esta finalidade.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Lucileide Gurka, a ideia é reunir diversos segmentos e ter ações mais ampliadas, tendo em vista atender as pessoas em situação de rua. A secretária explica que poucas pessoas podem ser classificadas como moradores de rua. Há um grupo maior de pessoas que vêm a Lucas do Rio Verde despreparadas financeiramente e acabam desamparadas. “Lucas tem um atrativo muito grande, é uma cidade muito bonita, bem pujante, e as pessoas vêm sem muito planejamento e o município tem que dar o aparato necessário”, explica Gurka, citando que ao dar esmola, o cidadão acaba fortalecendo a ideia de a pessoa permanecer na rua.

A orientação é que ao invés de dar esmola, a pessoa sugira o encaminhamento a ONG’s que atuam nesse segmento ou serviços sociais como o CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social). “Ninguém acorda e diz: a partir de hoje eu serei uma pessoa em situação de rua. Atrás de cada pessoa há uma história, tem uma vida que precisa ser avaliada”, pontua a secretária.

Para o defensor público, Claudiney Serrou, é importante a preocupação em dar oportunidade às pessoas em situação mais vulnerável. “É necessário que a gente consiga mediante a ajuda de toda a sociedade, todos os órgãos que têm no município, pelo menos amenizar essa situação que agrava cada vez mais em nossa cidade”, assinala.

Presente à reunião que marcou o lançamento da campanha, o Promotor de Justiça Daniel Carvalho, a iniciativa é importante para que as pessoas em situação de rua sejam estimuladas a buscar meios de melhorar sua condição. A ação também é importante para identificar que fatores têm dificultado as pessoas deixarem as ruas. “Seja psicológico, psiquiátrico, comodidade ou a falsa comodidade que aparenta ter naquele momento. É interessante esta integração pra tentar resolver isso”, ressalta o promotor.

Por meio da campanha, o poder público busca orientar a comunidade a acionar os órgãos e instituições para que as pessoas em situação de rua tenham acesso a documentos e oportunidades que possam mudar suas vidas. “Já foram encaminhadas muitas pessoas para suas casas, para o mercado de trabalho. Infelizmente não é um problema só de Lucas e sabemos que não é possível acabar com isso, mas podemos amenizar”, observa a primeira dama Rafaela Frizzo.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, entre 10 e 20 pessoas em situação de rua ou que chegaram na cidade sem estrutura procuram o CREAS todos os dias.

Fonte:

Deixe seu comentário