Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

16 DIAS

Começa campanha pelo Fim da Violência contra as Mulheres em Lucas do Rio Verde

Segundo dados do Governo Federal, 66% dos brasileiros já presenciaram algum ato de violência contra alguma mulher

Publicado em 26/11/2018 às 03:49
Atualizado em

Em todo o Brasil, por dia, 13 mulheres são assassinada por seus companheiros. Dados são do Mapa da Violência publicado pelo Governo Federal (Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (26), foi lançada oficialmente a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em Lucas do Rio Verde a ação é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e conta com o apoio do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Segundo o site da ONU – Organização das Nações Unidas – o objetivo central do movimento é promover o debate e fomentar as denúncias às várias formas de violência contra as mulheres ao redor do mundo. A primeira ação desse tipo ocorreu em 1991 e, de lá para cá, tem contribuído no combate aos abusos contra mulheres em diversos países.

A campanha começa sempre no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher e se estende até o dia 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

NÚMEROS – Segundo levantamentos oficiais, mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de agressão a cada hora no Brasil, sendo que, por dia, 13 são assassinadas; em um ano, mais de285 mil medidas protetivas são outorgadas. Segundo o Mapa da Violência de 2016, 66% dos brasileiros já presenciou algum tipo de ato violento contra uma mulher e 73% acreditam que as agressões se tornaram mais frequentes na última década; 70% das pessoas acredita que mulheres sofrem mais agressões dentro de suas próprias casas do que em espaços públicos.

ESTADO AUSENTE – Apesar destes números, existem no Brasil apenas 114 varas ou juizados especiais de violência contra a mulher; 369 Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres e 131 Núcleos, Postos ou Secções de Atendimento à Mulher.

EM LUCAS DO RIO VERDE - Eloisa Andretta, assistente Social do CREAS, explicou à imprensa em entrevista coletiva concedida esta manhã que, neste ano, a ação tem como objetivo a orientação dos homens, com a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e assim evitar possíveis agressões.

“O foco dessa campanha é o fim da violência contra as mulheres, e como os homens são os principais agressores, neste ano queremos conscientizar os homens sobre o tratamento a ser dado às suas mães, esposas e filhas. Vamos trabalhar com todos os grupos envolvidos, sejam mulheres, adolescentes e jovens, porém as palestras terão como foco os homens” disse.

Dados do próprio CREAS indicam que, de janeiro até a presente data foram registrados 132 casos de mulheres vítimas de violência doméstica em Lucas do Rio Verde. Conforme já apurou o Portal da Cidade, mais de mil inquéritos policiais motivados pela Lei Maria da Penha estão abertos na Delegacia de Polícia Civil da cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário