Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BOM TRABALHO

Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde combate fogo em reserva florestal

Ao todo, mais de 4 mil m2 de área foram afetados pelas chamas

Publicado em 08/08/2019 às 00:56

Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde combate incêndio florestal no bairro Jaime Seiti Fuji (Foto: Reprodução - Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso)

O Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde foi acionado, no início da tarde desta quinta-feira (08), para combater um incêndio em uma área de reserva ambiental dentro do perímetro urbano da cidade, no bairro Jaime Seiti Fuji. Ao todo, mais de 4 mil m2 de área foram afetados pelas chamas.

Em entrevista ao Portal da Cidade, o Soldado Alexsandre dos Santos Silva comentou sobre o trabalho do Corpo de Bombeiros e o auxílio que pessoas do próprio bairro prestaram aos combatentes durante o incêndio: “os chamados de socorro foram rápidos e isso nos deu oportunidade de respondermos imediatamente. Esse foi um fator preponderante para que evitássemos um mal maior. Além disso, o Corpo de Bombeiros contou com a solidariedade de pessoas que acudiram com caminhões pipa e uma grade, que auxiliaram no controle da área afetada. A população está de parabéns pelo auxílio que prestou à nossa tropa”.

CUIDADOS – Alexsandre ressalta, porém, que o desejo de ajudar no combate a focos de incêndio desta natureza precisa obedecer alguns cuidados. Ele chama a atenção para o cuidado que se deve ter quanto ao interior das reservas ambientais com mata mais densa.

“Recomendamos que este trabalho seja desempenhado apenas por pessoal devidamente treinado e com o equipamento correto. Regiões como estas apresentam diversos perigos que os olhos destreinados, muitas vezes, deixam de notar. Há o perigo de se encontrar pela frente uma cobra ou outro animal peçonhento, brasas escondidas debaixo de fuligens e que podem causar queimaduras graves, alguns troncos que queimam por dentro e que podem cair sobre a pessoa (...) isso tudo e outros perigos precisam ser evitados”, explica o Bombeiro Militar.

LÍDER NACIONAL – O estado mato-grossense é líder nacional em focos de incêndio. Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar indica que o volume de episódios subiu mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Há, inclusive, dentro da corporação, um sinal de alerta que é seguido à risca, chamado “regra dos 30”, quando há mais de 30 dias sem chuva, com ventos acima dos 30km/h e temperaturas acima dos 30*C .

Para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate aos focos de maneira mais rápida e eficiente, Lucas do Rio Verde treinou e capacitou, recentemente, moradores de fazendas e áreas afastadas do centro urbano do município (leia matéria completa).


Fonte:

Deixe seu comentário