Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Desfile Cívico reúne cerca de 10 mil pessoas no Paço Municipal

Mais de 50 grupos, entre escolas, instituições, associações, forças de segurança e clubes de serviço, participaram do ato

Publicado em 07/09/2022 às 16:42

(Foto: Ascom Prefeitura)

Após dois anos, Lucas do Rio Verde volta a realizar o tradicional Desfile Cívico em comemoração ao dia 7 de Setembro. No bicentenário da Independência do Brasil, moradores luverdenses mostraram que “um filho teu não foge à luta” e compareceram em peso em frente ao Paço Municipal. Ao todo, mais de 10 mil pessoas estavam presentes.

Neste ano, o ato cívico, que faz alusão ao histórico 7 de setembro de 1822 que completa 200 anos, contou com a participação de mais de 50 grupos, entre escolas, instituições, associações, forças de segurança e clubes de serviço.

Os milhares de presentes prestigiaram um grande evento preparado com muito empenho pela Prefeitura, unidades escolares e grupos participantes.

“Acreditamos que esse momento é importante, principalmente após dois anos de pandemia, e podermos voltar e assistir ao desfile é maravilhoso, somos quase 100 mil habitantes e, destes, 20 mil são alunos. A educação ganhou seu espaço em múltiplas culturas, vivências, experiências e isso tudo representa o dia da pátria, e sempre falo que nós somos a pátria, esse dia é louvável e só mostra como somos uma cidade de oportunidades, educação e desenvolvimento econômico”, destacou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Famílias se concentraram no local desde o início da manhã desta quarta-feira (07) para acompanhar o desfile. Alguns levaram Bandeira do Brasil e se vestiram de verde e amarelo, como foi o caso do luverdense de coração, Cleber Falabretti. “Eu moro aqui há 19 anos e estava com muitas saudades, principalmente em um dia como esse que podemos expressar nossas raízes e honrar nossa pátria, sem dúvidas nenhuma faz muita diferença para nós brasileiros. Tenho maior orgulho de ser brasileiro, lá em casa a bandeira é estampada em todos os cantos”, comentou o morador.

Teve gente que até se aproveitou do desfile para os seus minutinhos de fama, como o caso da aluna do Escola Municipal Menino Deus, Esther Amália Apoitia de Oliveira. “Eu fiquei muito feliz e quando chegou minha hora de entrar no desfile, eu me senti muito famosa. Ah, eu também sou muito feliz de ser brasileira”, declarou a estudante.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, ressaltou o trabalho feito pelas instituições de ensino e sociais da cidade e que foi apresentado para toda a sociedade durante o evento. “Esta é a nossa homenagem à nossa pátria e as unidades escolares trouxeram para o desfile os trabalhos que são realizadas no dia a dia que contribuem com o desenvolvimento social, econômico, cultural, educacional e também de civilidade. Além disso, tivemos os clubes de serviço, que prestam um papel social e contribuem para a formação de cidadãos melhores. Saliento ainda que estamos investindo muito na educação por entender que ela abre caminhos de oportunidade e de cidadania às nossas crianças e jovens.”

Confira as fotos do desfile: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/84

Fonte:

Deixe seu comentário