Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SALVANDO VIDAS

Detran e Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde realizam blitz da Lei Seca

Ao ano, mais de 32 mil pessoas morrem em todo o Brasil, vítimas de motoristas que conduziam veículos sob efeito de álcool

Publicado em 01/02/2019 às 06:34

Diretor do Siretran de Lucas do Rio Verde, Sérgio Nery, lembra que cuidados simples podem salvar vidas no trânsito (Foto: Eder Zulu - Portal da Cidade)

O Detran-MT – Departamento de Trânsito de Mato Grosso -, em conjunto com a Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde, realizaram na tarde de hoje (sexta-feira, 01), uma blitz educativa pelas ruas da cidade, em busca de conscientizar os condutores para que observem a legislação e que evitem dirigir após fazer uso de qualquer tipo de bebida alcoólica.

Segundo o diretor do Siretran de Lucas do Rio Verde, Sérgio Nery, é necessário este trabalho de conscientização: “temos recebido uma boa acolhida por parte dos condutores. As pessoas têm entendido a mensagem de que é necessária esta busca pela paz no trânsito e este ponto é fundamental. A campanha da Lei Seca têm salvo vidas, desde que foi implantada, há mais de dez anos e, com a chegada do final de semana, sabemos que p número de pessoas ingerindo algum tipo de bebida alcoólica na cidade aumenta muito”.

MUDANÇA DE ATITUDE – Nery ainda ressalta que a mudança de alguns hábitos podem representar a diferença entre a vida ou a morte das pessoas.

“Algumas atitudes, por mais simples que pareçam ser, podem evitar que o cidadão sob efeito de álcool conduza um veículo. Existem diversas formas de se prevenir este tipo de coisa, desde a escolha do motorista da rodada, pegar um transporte alternativo. Importante mesmo é que as pessoas que sabem que vão beber, não dirijam depois, pois isso ofereci risco para o trânsito”, afirmou.

A ação vinha sendo planejada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública desde a semana passada, mas, em virtude do curto período para a execução destas abordagens, a data foi remarcada para hoje, 1º de fevereiro.

O Guarda Municipal Lopes chama a atenção para os efeitos do álcool para o motorista: “os riscos para quem bebe e dirige se envolver em algum tipo de acidente aumentam consideravelmente, pois a pessoa perde os reflexos imediatos e não tem mais a perícia necessária para guiar um veículo. O uso de bebida por parte do motorista é considerado crime pelo Código de Trânsito Brasileiro e isso é bastante enfatizado em nossas palestras”.

MORTOS – Embora os números indiquem que o número de mortes tenha caído 14% após a promulgação da Lei Seca, em 2008, o SIM – Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, ainda indica que, todos os anos, mais de 32 mil pessoas são vítimas de acidentes de trânsito provocados por condutores que beberam antes de dirigir.

Mesmo assim, informa o estudo, cerca de 40 mil vidas já foram poupadas, graças à nova lei. Além delas, outras 235 mil pessoas poderiam ter ficado inválidas ou sofrido algum trauma irreversível no mesmo período.

Ao longo da última década, dados do Denatran - Departamento Nacional de Trânsito – indicam que já foram aplicadas quase 2 milhões em multas a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool ou outras drogas, sendo que, ao menos 120 mil pessoas foram encaminhadas às Delegacias de Polícia para responderem inquérito por crime de trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário