Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Dia da "Conscientização da Mielomeningocele" é lembrado durante Sessão na Câmara

Mais conhecida como espinha bífida, esse dia serve para esclarecer sobre a patologia, conscientizar a sociedade e pedir por mais direitos e pesquisas

Publicado em 25/10/2021 às 13:56

(Foto: Ascom)

Durante a Sessão Ordinária de hoje (25), a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde convidou Carina Parra, mãe de Danilo que faz tratamento de espinha bífida, para falar sobre o dia da "Conscientização da Mielomeningocele". Ela relatou sobre os cuidados necessários para com o filho de três anos e meio e falou a respeito da rotina.

Mais conhecida como espinha bífida, esse dia serve para esclarecer sobre a patologia, conscientizar a sociedade e pedir por mais direitos e pesquisas sobre a má formação congênita. Na oportunidade, Carina solicitou ações que possam disponibilizar cuidados, tratamento e inclusão social do filho aqui no município.

Após a explanação, a vereadora Sandra Barzotto entregou uma lembrança para Danilo juntamente com os demais vereadores e familiares. Em seguida, os legisladores aprovaram 18 Indicações, três Projetos de Leis e uma Emenda Modificativa.

Aprovado em primeira votação o Projeto de Lei N. 01/2021 de autoria vereador Márcio Albieri que cria a Festa do Milho de Lucas do Rio Verde. O evento deverá ser comemorado anualmente e oferece enormes potencialidades turísticas, culturais, econômicas e sociais que ultrapassam as fronteiras do próprio município, podendo, em um futuro próximo, integrar o calendário de festividades tradicionais de todo Mato Grosso.

O milho muito bem representa a sociedade luverdense, não apenas por ser um dos principais produtos da pauta econômica e importantíssimo item da cesta básica de todos os brasileiros, notadamente os de mais baixa renda, mas também por ser extremamente versátil e apresentar potencialidades para a indústria de alta tecnologia como, por exemplo, a produção de polímeros e fibras.

Também em primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei N. 27/2021 de autoria do vereador Daltro Figur que denomina a Avenida Industrial III, no loteamento Industrial V, de Avenida "Felipe Barea Ventura". Felipe Barea Ventura veio para Lucas meados de 2017, começou trabalhar na Construtora do tio, o Sr. Elias Barea, o qual sempre incentivou o sobrinho no trabalho, no estudo e na vida.

Membro na Igreja Congregação Cristã, músico oficializado, tocava saxofone tenor. No dia 24 de abril de 2021 Felipe teve sua vida ceifada pela Covid-19. Deixou a esposa Hellen Boehm da Silva Ventura e o filho, Alan Felipe da Silva Ventura.

Também aprovado o Projeto de Lei N. 39/2021 de autoria dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Daltro Figur, Noel Dias e Gilson de Souza que institui o Projeto de prevenção a violência doméstica com a estratégia de saúde da família. Em anexo a ele foi aprovada uma Emenda Modificativa N. 01/2021.

O Sistema de Saúde da Família tem sido muito importante na construção de um novo formato de saúde pública, com agentes especializados que orientam e acompanham todo o processo de saúde e doenças que ocorrem nas famílias, promovendo o atendimento humanizado e acolhedor no enfrentamento a violência doméstica. O Programa, sem dúvidas levará informação para muitas mulheres que vivem em risco, que não possuem nenhum conhecimento à respeito de seus direitos e também sobre os serviços que são oferecidos.

Ao final da Sessão, o secretário municipal de esportes, Jackson Lopes fez uma explanação sobre os trabalhos realizados na sua pasta durante a gestão atual a qual ele faz parte.

 

Fonte:

Deixe seu comentário