Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Dia "D"

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em Lucas do Rio Verde

O dia D foi realizado no município,com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência.

Publicado em 21/09/2019 às 04:18
Atualizado em

Representantes das Instituições parceiras da mobilização, da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Na tarde deste sábado (21) foi realizado o dia D em Lucas do Rio Verde, para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Com o tema “ Mobilizar para Incluir” durante toda a semana foram desenvolvidas ações debatendo as necessidades e os direitos da pessoas com necessidade especial no município.

Jusseli Santana é mãe do Talison, de 17 anos, portador de deficiência. Juntamente com o esposo Felipe e o filho, acompanhou todas as ações realizadas durante a semana de mobilização.

“Durante a semana eu aprendi muita coisa, e esclareci muitas dúvidas. Na minha família tenho duas pessoas portadoras de necessidades especiais, minha sobrinha, e meu filho. Meu filho, Talison tem 17 anos e desde que nasceu foi diagnosticado com uma síndrome rara, ele é cadeirante e depende dos cuidados da família. Eu achei muito importante a iniciativa da prefeitura, em desenvolver uma semana voltada para estas pessoas, isso mostra mais valorização com eles, e também com a família que enfrenta todos os dias muitas dificuldades" - comentou a moradora Jusseli Santana.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência celebrado em Lucas do Rio Verde (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Esta iniciativa inédita no município, foi tomada pela Prefeitura e pelo Conselho de Pessoas com Deficiência e outras instituições parceiras, tem o objetivo de conscientizar a sociedade para a aplicação e efetivação dos direitos de um grande número de pessoas ainda tratadas com preconceito e marginalizadas, principalmente no mercado de trabalho.

“Foi muito positivo! Nós tivemos a oportunidade de trazer para um debate para colocar em pauta a pessoa com deficiência, porque muitas vezes essas pessoas ficam ali num cantinho esquecidas pela sociedade, então quando vêm esta união de todos os envolvidos nesta causa este assunto ganha força, e pra nós é uma grande conquista" - disse a secretaria de Assistência Social, Lucileide Gurka.

Sobre a inclusão, Lucileide reforça que o poder público vêm fazendo a sua parte, mas a sociedade também precisa colaborar e lutar  pela construção de uma sociedade inclusiva, para que as pessoas com deficiência, possam viver de forma igualitária e sem preconceitos.

“Antes de colocar em pauta toda esta ação, existia uma preocupação sobre como a sociedade iria receber esta mobilização, como nós iríamos elaborar, e de que forma iríamos por em prática toda esta ideia. Aos poucos dezenas de pessoas abraçaram a causa, são 21 instituições parceiras hoje aqui presentes neste dia. Vale ressaltar que não depende apenas do poder público incluir estas pessoas, a sociedade civil organizada, a comunidade como um todo incluir de fato estas pessoas e não excluí” - concluiu Lucileide.


Fonte:

Deixe seu comentário