Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BIBLIOTECA CONTAINER

Espaço conta com parte do acervo bibliotecário para deficientes visuais

Implantação da Biblioteca Contêiner no Jaime Seiti Fujii conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Eletromóveis Martinello por meio da Lei Rouanet

Publicado em 24/06/2020 às 22:26
Atualizado em

A Biblioteca Container faz parte de projeto inovador e conta com apoio da iniciativa privada (Foto: Divulgação)

Ainda sem data prevista para ser entregue, a Biblioteca Container está em fase de implantação no bairro Jaime Seiti Fujii. Sua implantação faz parte do programa Ação Cultural, da Prefeitura Municipal, contando com o apoio do Ministério da Cultura e da Eletromóveis Martinello por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. 

O projeto traz um conceito inovador de espaço cultural, quebrando antigos padrões de bibliotecas conservadoras, com proposta de interatividade.

A Biblioteca Container é composta por três contêineres com revestimento térmico e acústico, totalmente climatizados e adaptados para abrigar a estrutura de uma biblioteca, com estantes, computadores, cadeiras, mesas de leitura e outros móveis e equipamentos como telão, projetor e equipamentos de sonorização.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Cultura, parte dos livros que já estão na Biblioteca Container, foi produzida pela Fundação Dorina Nowil para portadores de deficiências visuais.

Pensada para acolher os moradores e suprir a demanda cultural da comunidade, no local também foi construído um cyber espaço para aproximar os usuários das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS), além de uma área externa para leitura e palco para atividades como teatro, dança e apresentações musicais.

A biblioteca será gerida pela equipe da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que tem a Bibliotecária Anelise Duarte como responsável, através da Secretaria de Cultura. Segundo ela esse espaço é transformador. “Estamos ansiosos para a inauguração. A biblioteca é um espaço para a transformação, onde uma porta se abre para um universo de conhecimento em todos os suportes. Ela precisa ser um espaço de vida, de movimento de criação”, pontua.

Promover a disseminação da informação, a produção de conhecimento local e a valorização cultural são objetivos da biblioteca pública, que segue com dedicação o propósito da atual gestão, de transformar Lucas do Rio Verde na Cidade do Conhecimento.

Fonte:

Deixe seu comentário