Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ÁREA AZUL

Implantação de zona azul em Lucas do Rio Verde divide opinião de vereadores

O plenário da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde ficou dividido na votação que aprovou o zoneamento do estacionamento rotativo na cidade

Publicado em 28/11/2018 às 00:21
Atualizado em

Medida de cobrar por estacionamento no centro de Lucas do Rio Verde divide opinião de vereadores da cidade (Foto: Reprodução)

Na noite da última segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores aprovou, por 6 votos a 3, o Projeto que cria o zoneamento de estacionamento rotativo em algumas ruas de Lucas do Rio Verde. A proposta gerou polêmica entre os parlamentares sobre a eficácia do projeto no tocante à solução do problema de vagas no centro da cidade.

Segundo especialistas em trânsito das grandes cidades brasileiras, a medida tem se tornado comum em diversas cidades devido ao aumento do fluxo de veículos e a escassez de espaço, principalmente em áreas de grande fluxo de pessoas e concentração de lojas e centros financeiros. Com a implantação do sistema, afirmam, uma vaga pode ser utilizada por muito mais veículos em um só dia.

A POPULAÇÃO NÃO PODE PAGAR – Os votos contrários à proposta foram dos vereadores Dirceu Cosma (PV), Wagner Godoy (SD) e Cristiane Dias (PT). Segundo a avaliação de Godoy, “é prioritário pensar que os cidadãos luverdenses não tem que ser culpados por isso. Precisamos, sim, solucionar o problema de falta de estacionamento dentro de nosso município, mas hoje a gente está vendo um Executivo que não está executando nada, porém os moradores de Lucas do Rio Verde não podem ser culpados e ter que pagar mais por erros dos outros”.

ORGANIZAR O TRÂNSITO – A maioria dos vereadores, no entanto, foi favorável à matéria. Votaram a favor do texto: o presidente da Casa, Jiloir Pelicioli (PDT); Airton Callai (PRB); Jaime Floriano (PDT); Márcia Pelicioli (PSDB); Marcos Paulista (PTB), e; Fernando Pael (DEM).

“Acredito que, após das discussões em audiência pública e a análise da proposta, o projeto se tornou viável. Somos sensíveis ao fato de que as mudanças e as melhorias não acontecem da noite para o dia, como em um toque de mágica (...) Vamos voltar ao tema em outras oportunidades aqui na Câmara e o Poder Legislativo estará atento. Uma coisa que temos que salientar é que, se o condutor usar o estacionamento para realizar algum tipo de compra, então será o estabelecimento comercial a arcar com os custos da zona azul”, avaliou Jiloir Pelicioli.

Segundo a proposta original, a zona azul vigorará entre as ruas Rondinha e Nonoai, além de uma parte da Avenida Mato Grosso.



Fonte:

Deixe seu comentário