Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Encontros

Domingo é o dia da família, diz psicóloga de Lucas do Rio Verde

Muitas famílias deixam de se reunir, por algum desentendimento. Essa falsa ideia de que família saudável não tem conflitos,não é verdade.

Publicado em 15/09/2019 às 05:53
Atualizado em

Domingo é dia de reunir a família. (Foto: paisefilhos.com.br)

Pode-se dizer que o domingo é o dia tradicional da família, neste dia milhares de pessoas costumam se reunir. Esses encontros também servem de combustível para superar as dificuldades da vida, pois a prática vai muito além de só criar boas memórias.

Para falar um pouco mais sobre o tema, o Portal da Cidade entrevistou a psicóloga Raquel Marques de Souza, que ressaltou esses encontros como fundamentais para o afeto familiar, seja num almoço de domingo, ou um jantar na quarta-feira, o importante é se reunir.

“A vida é corrida e os minutos parecem voar. Mas fazer uma pausa uma vez na semana para comer e bater um papo com os filhos, pais, tios, primos e avós ainda é uma delícia! Hoje é cada vez mais difícil acontecer o momento de refeição em família e são diversos fatores que contribuem para essa mudança. Entre os fatores podemos destacar a necessidade, muitas vezes, na casa  todos trabalham fora, ou moram em outras cidades, isso dificulta os encontros. Outro fator é que as crianças estão cada vez mais assumindo muitas atividades, tornando uma rotina corrida, como a de um adulto” - orienta.

Outro problema vivenciado pelas famílias é o uso exagerado da tecnologia 

"Com o aumento do uso da tecnologia, não deixamos mais o trabalho quando o horário de expediente se encerra, afinal sentamos a mesa para comer acompanhados do celular, e o diálogo no momento da refeição tem se tornado escasso. Não existe experiência de vida que substitua a conexão e os significados criados ao comermos juntos à mesa com a família, ou com aqueles que são nossa “família” no momento (amigos/vizinhos). O importante é a troca de afeto. E isso é o que constrói uma família de verdade”

As crianças precisam crescer num ambiente afetivo 

"Para uma criança momentos em família contribui na organização social, na imposição de limites, no enriquecimento das relações interpessoais e do vocabulário. Os almoços e encontros de família, sejam eles para comemorar uma data ou até mesmo porque é domingo e “domingo é o dia da família”, proporciona aos participantes um bem-estar físico e emocional"

Por mais independentes que sejamos, uma hora ou outra, iremos precisar do apoio afetivo de alguém e, na maioria das vezes, quem está mais disponível para nos dar esse suporte é justamente a família.

“O sentimento de pertencer à família traz segurança. Reuniões com toda a família servem como um lembrete palpável dessa relação de pertencimento e tornam ainda mais forte a união familiar. Pequenas brigas são comuns, mas podem ser agravadas quando delas resultam no afastamento e a perda de contato” 

Se você costuma se reunir com seus familiares, saiba que está no caminho certo. Sabemos também que por algum motivo ou outro muitas famílias deixam de se reunir, muitas vezes por desentendimentos, a falsa ideia de que família saudável não tem conflitos, não é verdade.

As reuniões familiares constroem laços fortes. Lembrar dos nossos avós, tios, pais e filhos, ou daquele lugar, do aniversário em que todos estavam lá presentes, da mesa repleta de comidas que cada um ajudou a fazer, são lembranças levadas para uma vida inteira.

Raquel Marques de Souza, Psicóloga em Lucas do Rio Verde

Lar, doce lar

Por fim, reunir a família no domingo para um churrasco ou uma macarronada deve sempre ser visto como um lugar feliz, de interação, calor humano e aceitação."

Raquel Marques de Souza, Psicóloga em Lucas do Rio Verde


Fonte:

Deixe seu comentário