Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Paralisação

GREVE! Serviço dos Correios está parcialmente suspenso por tempo indeterminado

Paralisação foi iniciada ontem (11). Categoria pede reajuste salarial com reposição da inflação e é contra a privatização da empresa.

Publicado em 12/09/2019 às 06:58
Atualizado em

Greve atinge Lucas do Rio Verde/MT (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Greve geral foi aderida pelos funcionários dos Correios em 23 estados brasileiros e o Distrito Federal. Iniciada ontem (11), a paralisação atingiu também Lucas do Rio Verde.

Conforme informações da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a greve é geral e todos os 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios aderiram ao movimento.

O que a categoria quer
Em nota, a Findect afirma que "a decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família"

A categoria pede reposição da inflação do período e é contra a privatização da estatal, incluída no programa de privatizações do governo Bolsonaro, no mês passado. Também pede reconsideração quanto a retirada de pais e mães do Plano de Saúde, melhores condições de trabalho, além de outros benefícios.

O que diz a empresa
De acordo com os Correios, a greve "não afeta os serviços de atendimento da estatal", e 82% do efetivo total esta trabalhando regularmente.

Em nota, a direção da empresa informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

Encomendas não serão entregues. Agência funcionará das 09h as 13h durante a greve (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Ainda conforme a nota, a paralisação dos funcionários "agrava ainda mais a combalida situação econômica da estatal". "Os Correios contam com a compreensão e responsabilidade de todos os seus empregados, que precisam se engajar na missão de recuperar a sustentabilidade da empresa e os índices de eficiência dos serviços prestados à população brasileira" - finaliza o documento.

Mato Grosso
No Mato Grosso, a maior adesão da greve foi em Cuiabá, seguido por Cáceres, Alta Floresta, Nova Mutum, Tesouro, e aqui, em Luca do Rio Verde.

Lucas do Rio Verde
Com cartazes espalhados pelo prédio, os Correios de Lucas do Rio Verde reduziu o horário de funcionamento, com a paralisação, o novo horário será das 09h as 13h, e as encomendas não serão entregues. Apenas 30% do efetivo foi mantido na greve, conforme determinado pela Lei 7783/89

A equipe do Portal da Cidade tentou entrar em contato com o gerente da agência local, Antônio, mas não obteve resposta.

Fonte:

Deixe seu comentário