Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

IML

IML em Lucas do Rio Verde recebe aval da Câmara de Vereadores

O próximo passo é formatar o orçamento para a obra de construção do IML e a assinatura do convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado

Publicado em 08/11/2018 às 22:04

Instituto Médico Legal é uma reivindicação antiga da Segurança Pública de Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução)

Foi votado e aprovado, pela Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, na segunda-feira, 09, a autorização ao Poder Executivo a firmar acordo de cooperação com o Governo do Estado para implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal de Mato Grosso – IML-MT – no município.

Atualmente os serviços de análise laboratorial, medicina forense e perícia criminal são realizados pela unidade de Sorriso, distante 60 quilômetros de Lucas do Rio Verde e responsável por atender outras cidades da região. Com a abertura de um laboratório aqui, garantem especialistas, o trabalho seria agilizado e todos ganhariam maior suporte técnico para trabalhar.

Segundo o Delegado de Polícia Civil da cidade, Dr. Daniel Nery, “a vinda de uma unidade do IML para Lucas do Rio Verde ajudaria a polícia em eficiência e robustez na elucidação de diversos tipos de crime. Hoje tempos que destacar agentes que levam provas periciais para serem analisadas há 60 quilômetros daqui, em Sorriso (...) há material que pode esperar uma semana para ser periciado, mas há eventos em que a presença imediata do legista é fundamental, como em casos de assassinato, por exemplo (...) além de resolvermos o problema da demora na liberação dos corpos, hoje uma grande dor de cabeça para nossa comunidade”.

Falando em nome do Legislativo municipal, o presidente Jiloir Pelicioli (PDT), concorda com o delegado e destaca: “A abertura de uma unidade do IML em Lucas do Rio Verde é de fundamental importância, porque irá agilizar os procedimentos de perícia. Esperamos que agora depois do projeto aprovado tenhamos a felicidade de o serviço ser posto à disposição da sociedade luverdense o mais rápido possível".

O próximo passo para a implantação do IML de Lucas do Rio Verde é a confecção do projeto e o orçamento geral para a construção da unidade. Os recursos deverão ficar a cargo de acertos futuros entre a Secretaria de Planejamento do município com a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Fonte:

Deixe seu comentário