Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cerimônia

Lucas do Rio Verde realiza o 4° Juramento à Bandeira de 2019

O Juramento à Bandeira, seguido do Hino Nacional, é uma forma dos compromitentes jurarem honra, integridade e defender a Pátria com sua própria vida.

Publicado em 13/09/2019 às 08:08
Atualizado em

Juramento à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar, é realizado nesta manhã (13) em Lucas do Rio Verde. (Foto: Reprodução: Portal da Cidade)

Na manhã desta sexta-feira (13) a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou a Cerimônia de Juramento à Bandeira e a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação Militar (CDI) de 2019. Foram convocados 150 jovens, porém apenas 128 participaram do ato de alistamento pela 135º Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação.

A solenidade, realizada no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, foi conduzida pelo Tenente Corrêa, do Corpo de Bombeiros.

“Por sermos militares e pela ausência do exercito fomos convidados a participar. Para esses jovens é um momento muito importante, momento em que eles estão dispensados do serviço militar obrigatório, porém poderão ser convocados a qualquer momento. Um juramento perante a bandeira do Brasil, e tem muita importância na vida de cada um desses jovens que compareceram aqui nesta manhã.” - disse Tenente Corrêa.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Edgar Rojas o alistamento é obrigatório, é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar.

“ Muitos jovens não dão a devida importância ao Juramento à Bandeira, e lá na frente quando forem procurar se matricular em alguma instituição de ensino, ou concurso público, retirar passaporte, entre outros procedimentos, eles serão impedidos. Hoje esses jovens aqui presentes conquistaram a sua cidadania plena, cumprindo com suas obrigações militares” destacou Rojas.

A Junta do Serviço Militar e Departamento de Identificação, fica localizado na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 7h às 11h e das 13h às 16h.

O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e matricular-se em faculdades e demais sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar.


Fonte:

Deixe seu comentário