Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Incentivo

Lucas do Rio Verde adere campanha “Agosto Dourado”

Mês que faz alusão à amamentação será dedicado para ações de celebração e conscientização

Publicado em 01/08/2021 às 21:46
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Agosto Dourado” é simbolicamente conhecido como o mês que faz alusão à importância do aleitamento materno. No Brasil e no mundo, a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é sobre a amamentação exclusiva, para que o leite materno seja o único alimento do bebê com até seis meses de idade, mesmo em regiões muito quentes.

O nome foi escolhido porque a OMS considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês, já que nenhuma fórmula ou outro alimento consegue substituir as propriedades nutricionais e imunológicas do alimento.

O leite materno tem tudo de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, não havendo necessidade de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, pode ser iniciada a alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Ainda no contexto da OMS, visando o reforço da importância do aleitamento materno, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA) promove então, dentro do “Agosto Dourado”, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que faz parte de ações mundiais de conscientização sobre o tema.

Em Lucas do Rio Verde, durante o mês de agosto, as unidades básicas de saúde realizarão ações específicas para gestantes e lactantes com intuito de celebrar e conscientizar sobre a importância da amamentação e do leite materno para a criança. Serão salas de esperas, grupos para troca de experiências, palestras com psicólogo, nutricionista, pediatra, profissionais de enfermagem, entre outros.

Se você possui dúvidas e busca ajuda profissional para dar sequência na amamentação, procure o PSF do seu bairro e informe-se sobre a programação local mais próxima da sua residência.

Agosto Dourado: Todos juntos pela primeira infância.

Amamentação. Para você, é leite. Para o seu bebê, é vida.

SEMANA DO BEBÊ

Outro destaque também na primeira semana de agosto é a Semana do Bebê. Esta semana é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dedicada a promover os cuidados e garantir o desenvolvimento integral e saudável das crianças nos primeiros anos de vida.

Em 2021, com o tema “Por um olhar para a inclusão de crianças: garantindo os direitos das crianças com deficiência, atraso no desenvolvimento e doenças raras”, algumas secretarias municipais realizarão atividades relacionadas aos cuidados e bem-estar social na primeira infância.

Fonte:

Deixe seu comentário