Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DIA DE FESTA

Lucas do Rio Verde celebra com festa o Dia Internacional da Mulher

Evento começa às 19h30min, no Parque de Exposições da cidade. A Prefeitura Municipal oferece transporte gratuito

Publicado em 08/03/2019 às 03:03

Evento começa às 19h30min e haverá transporte gratuito para as mulheres cedido pela Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução)

Acontece hoje, a partir das 19h30min, no Pavilhão do Parque de Exposições Roberto Munaretto, em Lucas do Rio Verde, a festa de encerramento das atividades em homenagem às mulheres. Ao longo de três dias, as mulheres do município participaram de encontros voltados à informação, cuidado e saúde.

Ontem (quinta-feira, 07) aconteceu a Tarde da Saúde da Mulher. Foram oferecidas palestras, distribuídos materiais de esclarecimento e valorização da autoestima feminina, houve momentos de recreação e uma mesa com profissionais da Secretaria de Saúde mediram a pressão e orientaram as visitantes quanto a cuidados com a alimentação e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Sobre as palestras e o dia de atenção à saúde feminina, nossa reportagem ouviu Leonice Guimarães. Para ela “tudo que foi passado pelos médicos e profissionais é de muita importância para todas as mulheres que vieram aqui. Há coisas que, mesmo confiando no médico, temos vergonha de perguntar no consultório, mas quando a explicação vem deles, aprendemos muito”.

SUGESTÃO – Leonice ainda aproveitou para sugerir à Secretaria de Saúde que fizesse mais encontros como estes, nos Postos de Saúde de cada bairro, convidando as mulheres da região a participarem.

“Eu aprendi muito aqui hoje e seria muito bom que eventos como estes acontecessem mais vezes ao ano, nos bairros, chamando as mulheres. Dá para aproveitar até mesmo um dia, no PSF do bairro, e levar alguns especialistas para falar sobre determinados assuntos. Se ficássemos sabendo com mais antecedência, daria para convidar uma amiga ou a vizinha e todas aprenderiam mais”, ponderou.

AUTOESTIMA – Para a psicóloga Mayralla Jukoski, que integrou o grupo de profissionais da saúde que atenderam as mulheres, todos os temas abordados nas palestras foram elogiados pelas participantes. Em sua avaliação, mesmo conceitos básicos, como autoestima feminina, se trabalhados da maneira correta, podem servir como instrumento de prevenção contra males como depressão e ansiedade.

“Muitos de nós recebem, ao longo da vida, o condicionamento de reter tudo para si, de bom e de ruim, mas nos esquecemos que para aqueles que olham de fora, mais fácil é criticar do que elogiar, e a mistura disso acaba por transformar as pessoas e produzir nelas um medo de errar constante, que leva à depressão. Se, ao contrário, instrumentalizarmos estas pessoas com mecanismos de filtragem daquilo que lhes é dito, elas vão aprender a valorizar mais a sua opinião e a gostar mais de si como são”, explicou.

TRANSPORTE GRATUITO – A Prefeitura Municipal disponibiliza transporte gratuito para as mulheres que desejarem participar do evento, oferecendo condução que sai, às 18h30min, de três pontos distintos da cidade até o Parque de Exposições.

Jardim das Palmeiras, em frente ao CRAS;

Parque das Américas, em frente ao Supermercado Primavera, e;

Tessele Júnior, em frente ao PSF do bairro

Fonte:

Deixe seu comentário