Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EXCELÊNCIA

Lucas do Rio Verde está próximo da excelência na gestão dos recursos públicos

Informação veio da equipe técnica do TCE, que participou nesta quinta-feira de encontro de prestação de contas do município

Publicado em 07/02/2019 às 07:56

Auditório composto por servidores, gestores e representantes da sociedade acompanharam apresentação de dados coletados ao longo de 2018 pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Aconteceu, ao longo de todo o dia de hoje (quinta-feira, 07), no Auditório dos Pioneiros do Paço Municipal, a etapa luverdense da edição 2019 do PDI – Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, uma parceria entre o TCE - Tribunal de Contas de Mato Grosso e 24 prefeituras espalhadas pelo estado.

O programa tem como objetivo principal melhorar a eficiência dos municípios participantes, a partir do intercâmbio de experiências, conhecimento e tecnologias. Tendo o TCE como centro catalizador, o trabalho quer introduzir, na administração pública e nas sociedades-alvo, práticas de planejamento, transparência, controle, participação, educação continuada e inovação, para que os recursos públicos sejam aplicados e tragam resultados para toda a população.

EVOLUÇÃO - Segundo a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, “o programa traz essa cultura da transparência e do planejamento através do controle da sociedade sobre os investimentos e o uso do dinheiro público, com um viés de planejamento múltiplo de curto, médio e longo prazos. Nós iniciamos o programa com 20 municípios, chegamos a 40, mas fizemos um corte e atualmente trabalhamos com 23 prefeituras. Lucas do Rio Verde participa desde 2013 e, de lá para cá, já nos foi possível verificar o avanço da gestão em diversos pontos, o último destaque é a retomada da participação dos conselhos municipais nos processos decisórios (...) este, talvez, seja o principal avanço dos últimos anos dentro da administração pública municipal”.

PERTO DA EXCELÊNCIA – Complementando as informações, Volmir Manhabosco, também especialista do TCE, lembra o viés de planejamento do programa: “um dos pilares do programa é oferecer às prefeituras meios e métodos para que elas possam projetar metas de longo prazo. No caso de Lucas do Rio Verde há uma metodologia de trabalho projetada até 2027, só que, a cada ano, a equipe gestora precisa apresentar dados que indiquem evoluções visando os objetivos de longo prazo. Para a nossa surpresa, pudemos notar que a metodologia já foi absorvida e está consolidada nas práticas da Administração Pública e isso pode ser percebido muito claramente a partir dos números que temos sobre o município (...) 74% de todas as metas projetadas vem sendo alcançadas, isso está muito próximo daquilo que consideramos o nível de excelência administrativa. É evidente que há espaço para se melhorar, mas resultado pode ser considerado muito satisfatório”.

INICIATIVA E EFICIÊNCIA – Para o prefeito Luiz Binotti (PSD), que falou com exclusividade ao Portal da Cidade logo após a conclusão do evento, “o PDI nos ajuda muito na gestão, principalmente porque os dados apresentados hoje indicam que a cultura que já consolidamos aqui em Lucas do Rio Verde, que é a de implantar na administração pública os melhores princípios encontrados na iniciativa privada, é nosso grande diferencial. Não há melhor administradora de recursos do que a dona de casa, que avalia onde aplicar melhor os recursos escassos diante de necessidades que parecem infinitas (...) a melhor receita, no final das contas, é a que gera maior eficiência. É evidente que nem todas as metas são cumpridas imediatamente, pois alguns fatores variam e estão alheios ao nosso planejamento inicial, porém, com um planejamento em mãos, é possível que os rumos sejam corrigidos assim que o problema é detectado, e isso faz toda a diferença”.

Fonte:

Deixe seu comentário