Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ÍNDICE ALTO

Lucas do Rio Verde: Número alto de casos de dengue preocupa Vigilância Ambiental

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam intensificadas no município

Publicado em 21/09/2020 às 02:59

(Foto: Portal da Cidade/Arquivo)

O alto número de casos confirmados de dengue em Lucas do Rio Verde ao longo do ano preocupa a Vigilância Ambiental do município. De janeiro a setembro desse ano mais de 1,3 mil casos foram confirmados, pouco mais de 1 mil casos a mais que durante todo o ano de 2019. 

Levantamento feito aponta que foram registradas 1.712 notificações de dengue, com 1.307 casos confirmados. Em 2019, durante todo o ano foram registradas 516 notificações de dengue e apenas 226 casos foram confirmados.

O município também registrou neste ano 28 notificações de zika, com 6 casos positivos, e 16 notificações de chikungunya, com 8 casos confirmados.

Várias ações foram desencadeadas para combater o mosquito transmissor dessas doenças. Durante este ano já foram realizadas mais de 62 mil visitas domiciliares, sendo a maior parte delas (41.393) durante os meses da pandemia do novo Coronavírus.

Conforme o coordenador da Vigilância Ambiental, Célio Pedroso Spínola, historicamente a cada quatro anos é registrado surto de dengue no país. Mesmo diante da pandemia do coronavírus, os agentes não pararam. Porém, em meio a tantas recomendações sanitárias, foi necessário traçar novas estratégias para que o trabalho fosse desenvolvido.

“Para este ano ainda também estamos planejando um mutirão também para a área urbana, mas desde já reforçamos o alerta para que a população também se empenhe nessa luta pela saúde pública e continue eliminando os focos do mosquito”, destacou.

Entre as ações também foram feitos mutirões nas comunidades São Cristóvão, Itambiquara e Groslândia, e ainda na área urbana bloqueio químico, delimitação de foco e visitas a pontos estratégicos, além de serem eliminados 182 mil criadouros do mosquito.

Durante a pandemia, a Vigilância Ambiental também passou a dar suporte para a Vigilância Sanitária nas ações de fiscalização aos estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento das medidas de restrição e prevenção à Covid-19 e orientações à população em geral.

Fonte:

Deixe seu comentário