Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Março Laranja

Lucas poderá ter mês dedicado à Causa Animal e ser referência no país

De autoria do vereador Wlad Mesquita, o mês "Março Laranja" será dedicado à campanhas de prevenção e conscientização

Publicado em 21/11/2021 às 11:52
Atualizado em

(Foto: Reprodução: Assessoria )

O Projeto foi aprovado na última sessão ordinária, e tem como objetivo a instituição do “Março Laranja”, onde após a aprovação do Executivo, terá sua inclusão no Calendário Oficial de Datas e Eventos do município, a ser comemorado no mês de março de cada ano.

De acordo com o Projeto apresentado pelo vereador Wlad Mesquita, o meio ambiente faz parte dos direitos inerentes ao cidadão, devendo o poder público criar mecanismo para a proteção da fauna e flora.

Mesquita também pontuou que, a Lei que constitui o "Março Laranja", além de reforçar os trabalhos já existentes no município na causa animal, colocará Lucas do Rio Verde em destaque no país sobre o assunto.

"Os trabalhos em prol dos animais é constante, porém, ter um mês dedicado à campanha, será um avanço. Nosso objetivo é conscientizar crianças, jovens e a sociedade em geral, para que coloque na prática campanhas de incentivo à prevenção a crueldade contra animais, e principalmente, conscientizar sobre o quanto isso reflete na saúde pública. As ações realizadas em prol dos animais beneficiam diretamente o cidadão, principalmente no tocante aos animais abandonados em situação de rua, pois evitam acidentes, incidentes e a propagação de doenças transmissíveis. Um mês para as pessoas refletirem", explicou.

Março

O mês de março foi escolhido, pois o dia 14 de março é considerado pelo Brasil como o “Dia Nacional dos animais”, data instituída a partir da apresentação da Lei 631/2015, que instituiu o estatuto dos animais, o qual também dispõe sobre: dos direitos dos animais ao bem-estar, dos deveres em relação à guarda dos animais, da vedação de maus-tratos e das infrações e penalidades.

Ações

"Apesar das práticas que resultam em maus-tratos aos animais serem observadas de forma rotineira em nossa sociedade, é cada vez maior o número daqueles que se voluntariam em defesa desses inocentes. Importante ressaltar que o Poder Público – Executivo e Legislativo, tem voltado seus olhos para a causa animal, reconhecendo a importância da realização de políticas públicas eficientes para proteção e defesa dos animais do nosso município", destaca.

Proposta

"A proposta é que no “Março Laranja” a ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil coloque em pauta campanhas de incentivo à prevenção a crueldade contra animais, chamando a atenção de todos, ou seja, de órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, sociedades civis organizadas e da população. Assim, juntos iremos incentivar e concretizar ações de maneira positiva em defesa dos animais", concluiu Mesquita.

Outros Projetos na Causa Animal

Na busca incessante para solucionar problemas, o vereador Wlad Mesquita em conjunto com os demais vereadores, aprovaram importantes Projetos, entre eles está o CODEPA – Conselho Municipal de Defesa e Proteção Animal e a Lei que determina o custeio das despesas decorrentes de maus-tratos aos animais por aquele que o comete. 


Fonte:

Deixe seu comentário