Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Informativo

Lucas do Rio Verde retoma castração de cães e gatos na UPC

As atividades estão sendo realizadas conforme cadastros feitos pelo site

Publicado em 16/09/2022 às 11:58

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que retomou o programa de cirurgias de controle de natalidade de cães e gatos na Unidade Permanente de Castração (UPC). As atividades estão sendo realizadas desde terça-feira (13).

O projeto de castração de cães e gatos, no container instalado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, continua a atender proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados errantes que por alguma causa estão em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, desde que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

Importante pontuar que cerca de 600 animais estão na fila de espera para realização do procedimento que havia sido paralisado após o falecimento da médica veterinária.

Quem já se cadastrou não perderá o cadastro e a equipe da UPC realizará contato. Os demais interessados podem solicitar castração através do link no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone (65) 92559-9604

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Alpatas.

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar conforme modelo no site.

Através da castração, uma série de problemáticas oriundas do descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo um maior bem-estar a estes animais e à população.

Obrigações do proprietário ou tutor:

• Fazer o cadastro;

• Garantir que o animal esteja saudável, sem sinal ou sintoma de doença;

• Animais devem estar de banho tomado, sem pulgas e carrapatos;

• O animal precisa estar em jejum de 4 horas, água e comida (nem mais nem menos);

• Trazer cobertas ou toalhas para aquecer o animal;

• CACHORROS precisam estar de coleira (e focinheira caso sejam bravos);

• GATOS precisam estar SEMPRE dentro de CAIXAS DE TRANSPORTES;

• Fêmeas precisam de roupa cirúrgica ou de camiseta LIMPA recortada no tamanho do animal, ver foto abaixo de referência;

• Realizar o exame de sangue (obrigatório) para cães, conforme orientação do médico veterinário;

• Chegar no local da cirurgia com antecedência de 30 minutos; caso não estejam no horário estabelecido, não serão atendidos e voltarão para o reagendamento;

• Cuidar do pós-operatório, administrando a medicação, observando os pontos e demais cuidados necessários de acordo com instrução do médico veterinário.

Fonte:

Receba as notícias de Lucas do Rio Verde no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário