Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Campanha

Mais de 10 mil doses são aplicadas na Campanha Antirrábica em Lucas do Rio Verde

A meta é imunizar 14.671 animais. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses

Publicado em 19/09/2022 às 10:04

(Foto: Ascom Prefeitura)

Lucas do Rio Verde vacinou 10.609 animais contra raiva na campanha que aconteceu neste sábado (17) em todos os PSFs. A meta é imunizar 14.671 animais, entre cães e gatos.

"A população mais uma vez aderiu ao nosso chamamento, e garantiu a proteção de seus animais de estimação, foi um dia lindo de muito trabalho, agradeço a toda equipe de Saúde que se dedicou para esse sucesso", pontua a supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.

A raiva é uma doença que causa mortalidade em animais e pode afetar os seres humanos. Segundo o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Cleber Fernando Ananias, a proteção em animais leva consequentemente a proteção das pessoas. “É uma mordida quase imperceptível que acomete tanto os animais domésticos, bem como, os que vivem na zona rural. Esses animais acabam evoluindo para sintomas como salivação excessiva, agressividade, isolamento em lugares escuros, até a morte do animal de forma rápida”.

Todos os animais com mais de 90 dias de nascimento devem ser imunizados, exceto gestantes, lactantes e animais com alguma doença. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses.

As doses não podem mais ser levadas para casa, como era feito em outros anos. O Ministério da Saúde, em nota, informou que somente os técnicos da Secretaria de Saúde, devidamente treinados, são autorizados a aplicar as vacinas, proibindo, terminantemente, a entrega do material ao dono.

A população animal rural de Lucas do Rio Verde será atendida após o Dia D da campanha em cronograma a ser informado posteriormente.

Fonte:

Deixe seu comentário