Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PREVENÇÃO

Miguel Vaz diz que município deve seguir medidas restritivas à covid-19 em MT

Decreto foi publicado ontem (19) no Diário Oficial do Estado e busca frear o avanço da doença no Estado

Publicado em 20/01/2021 às 03:52
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

O município deverá seguir as novas medidas restritivas contra a covid-19 definidas pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso em decreto publicado nesta terça-feira (19). O documento estabelece novas medidas para prevenção e avanço do contágio da covid-19 no estado, tendo em vista o aumento da média móvel de casos, internações hospitalares e óbitos. 

“O decreto publicado pelo Estado vem com um pouco mais de restrições do que o documento municipal publicado há poucos dias, mas a proposta é aderir à determinação estadual, olhando inclusive para a taxa de ocupação dos leitos de UTI que continua alta, por isso é muito importante que estejamos atentos e que sejam aplicadas as determinações do Estado”, comentou, durante entrevista coletiva o prefeito Miguel Vaz.

De acordo com o decreto, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”.

Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no Decreto 522, de 12 de junho de 2020, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscaras.

Quanto às atividades em bares, restaurantes e congêneres, está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, “tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas/assentos”.

Conforme o decreto, os prefeitos municipais deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste Decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos.

O documento autoriza as forças de Segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas e/ou restritivas”.

Vacina

O município deverá iniciar a vacinação da população contra a covid-19 nesta quinta-feira (21). A previsão é que as 480 doses destinadas pela Secretaria Estadual de Saúde cheguem ao município ainda hoje (20). O município receberá as doses através da Regional de Sinop e seguirá o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso.

A Secretaria Municipal de Saúde deverá obedecer a determinação de grupos prioritários do Governo Federal, sendo contemplados na primeira fase da vacinação, de acordo com o direcionamento do Ministério da Saúde, trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e/ou instituição psiquiátricas, povos indígenas vivendo em aldeais e população acima de 75 anos.

Conforme a Secretaria de Saúde, a prefeitura dispõe em estoque todos os insumos fundamentais para aplicação, como seringas, agulhas, luvas, algodão, e o protocolo municipal deverá ser a imunização, neste primeiro momento, dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho.

A organização da vacinação prevê ainda outras três fases. Na Fase 2 de vacinação estão previstas as pessoas com idade entre 60 e 74 anos. Já na Fase 3 serão contempladas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (diabetes, obesidade grave, câncer, doenças renais crônicas, pulmonares, cardiovasculares e cerebrovasculares, entre outras). E na Fase 4 serão contemplados professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Fonte:

Deixe seu comentário