Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Missa marca início das comemorações da Semana das Águas em Lucas do Rio Verde

Durante o evento, desastres ambientais como os ocorridos em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, foram lembrados

Publicado em 16/03/2019 às 08:32

A quarta edição da Missa das Águas aconteceu ontem, às margens do Lago Ernani José Machado, em Lucas do Rio Verde (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Aconteceu, na noite deste sábado (16) a 4ª edição da Missa das Água de Lucas do Rio Verde. O evento religioso marca o início das comemorações alusivas à Semana de Preservação da Água e já faz parte do calendário religioso municipal.

Este ano, o endereço da celebração mudou e, ao invés de acontecer às margens do lago Hary Müller, o espaço utilizado foi o estacionamento do Lago Ernani José Machado, na Avenida Tocantins. A troca aconteceu porque, na avaliação dos organizadores, o antigo local, devido ao acentuado  volume de chuvas que caíram nas últimas semanas na cidade, inviabilizaram a realização da Missa em seu lugar de costume, pois o terreno está bastante danificado e as chances de não suportar tamanha aglomeração de pessoas eram muito altas.

Durante a Liturgia, os celebrantes fizeram questão de enfatizar a relevância da preservação do meio ambiente e do tom teológico que o tema carrega. Segundo o Pároco Odilo Hoepers, “existe uma preocupação da Igreja, anunciada pelo Papa Francisco, sobre o cuidado que os cristãos devem ter com a preservação da obra de Deus (...) falar de meio ambiente é, em primeira instância, falar daquilo que Deus nos deixou para que usufruíssemos e cuidássemos, como a água, como o meio ambiente. Eu me sinto muito feliz em tomar parte deste evento, que completa já 4 anos, por me sentir igualmente responsável por este movimento de cuidado com um bem tão precioso e que pertence a todos nós”.

Em sua primeira participação no evento, o Padre Otávio Luiz da Silva, recém transferido da cidade paulista de Itaquaquecetuba, afirmou que “é bom ver o povo participar com toda essa alegria. O mais importante disso tudo são as orações e a reflexão, uma verdadeira experiência com Deus, hoje usando como tema centra a água, elemento tão importante para nossa vida. Sinto-me muito feliz, agradecido e honrado por participar deste evento”.

Durante a celebração, houve o momento em que fiéis encenaram uma das passagens da vida de São Francisco de Assis, considerado pelos católico-romanos padroeiro do meio-ambiente. Conta a tradição que o santo, já muito enfraquecido, redigiu uma oração em que chamava o sol, a lua e outros elementos da natureza de irmãos e irmãs.

No final da apresentação, Gustavo Tonett, de 18 anos, que protagonizou o momento, comentou com a reportagem do Portal da Cidade que se sentia gratificado e honrado por ter sido convidado a representar o santo: “eu me sinto muito gratificado por ter sido escolhido para representar uma figura tão relevante e emblemática quanto São Francisco de Assis, um homem que viveu a humildade e o amor à obra de Deus com tamanha devoção. Dá um certo nervosismo, mas logo em seguida a fé é maior e tudo acaba dando certo, porque acabamos entendendo que fazemos por Deus e não por nós mesmos. O sentimento que sobra é muito bom”.

Fonte:

Deixe seu comentário