Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Em Lucas

Moradores que forem flagrados jogando lixos de forma irregular serão punidos

A população deve contribuir por meio de denúncias e encaminhar para a Secretaria de Obras. Será autorizado registrar fotos ou vídeos.

Publicado em 18/11/2019 às 00:30
Atualizado em

Restos de móveis em contentor de lixo úmido no Bairro Parque das Américas. (Foto: Reprodução/Anônimo )

Nesta segunda-feira (18), o jornalismo do Portal da Cidade recebeu informações acerca da destinação incorreta de lixos e entulhos por parte de alguns moradores do Bairro Parque das Américas e Bairro Rio Verde.

Vale ressaltar que em alguns locais denunciados, o mutirão de limpeza, realizado pela prefeitura por meio da Secretaria de Obras e demais secretarias, já passou.

"Iniciamos o mutirão no dia 04 de novembro, e pelo cronograma seguiremos até o dia 15 de dezembro, com o objetivo de manter a nossa cidade mais limpa e livre de doenças. Porém, percebemos que alguns moradores não colaboram com a separação e a destinação correta dos resíduos", pontuou o secretário de obras, Gerson Franke.

Ainda de acordo com o secretário, "moradores que forem flagrados jogando esses entulhos de forma irregular serão punidos". A população pode contribuir fazendo denúncias e registros, por meio de fotos ou vídeos, e encaminhar para a Secretaria de Obras. O morador, se flagrado, será notificado e pagará multa.

Ao ver a imagem com os restos de móveis dentro do contentor para lixo úmido, no Bairro Parque das Américas, o diretor do SAAE, João Pagotto, disse ser uma situação preocupante, porque "sabemos que muitos moradores lutam para deixar seus quintais organizados e colaboram com a separação do lixo. Mas infelizmente, ainda tem aqueles que não sabem valorizar a comunidade. Uma importante ação está sendo realizada pela prefeitura em parceria com as secretarias para recolher esses entulhos, e mesmo assim nos deparamos com situações desagradáveis como esta".

Mudança de mentalidade

No município, foram colocados em vários pontos da cidade cerca 3.700 contentores. O de cor azul é para lixo reciclável, e o de cor laranja para lixo úmido. Equipes de profissionais do SAAE realizam a coleta e a limpeza dos contentores todas as semanas.

"Lamentamos pela falta de educação por parte de alguns moradores que não sabem valorizar a comunidade e os profissionais que trabalham, desde a coleta, até mesmo as famílias que sobrevivem da reciclagem lá no Ecoponto. Todo o dinheiro gasto para reparar esses danos poderiam ser revertidos em melhorias na cidade. Por isso, pedimos para a população mais compreensão e mais conscientização, e se caso avistarem algum descaso peço que denuncie, assim os responsáveis serão punidos por seus atos", concluiu o diretor João Pagotto.

Mutirão

O mutirão está passando por todos os bairros de Lucas do Rio Verde recolhendo materiais como móveis velhos, eletrodomésticos, pneus, madeira, galhos, entre outros entulhos. No último mutirão foram recolhidas mais de 500 toneladas de lixo em todo o perímetro urbano da cidade. 


Fonte:

Deixe seu comentário