Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

OPORTUNIDADE

Pessoas em situação de rua são inseridas no mercado de trabalho após abordagem

A Secretaria de Assistência Social tem feito abordagem e encaminhamentos desses moradores que passam a ter uma vida mais digna

Postado em 28/06/2020 às 10:35 |

Ação tem permitido que muitos consigam a espera oportunidade de recomeçar suas vidas (Foto: Divulgação/Ascom)

A Secretaria de Assistência Social, por meio da equipe de abordagem social, tem realizado um trabalho muito importante com as pessoas em situação de rua. A equipe conversa com os moradores e depois faz o encaminhamento aos lares temporários. 

Muitos moradores que estão nos abrigos já conseguiram um emprego formal e a documentação pessoal. Como é o caso do Jhonatan, que chegou em Lucas há uma semana, estava nas ruas e agora já conseguiu um trabalho. 

“Desde semana passada estão locados no Parque de exposições. Conseguimos articular a contratação de alguns no mercado de trabalho, melhorando assim suas condições de vida e dando a oportunidade de melhorar sempre. Tudo isso, graças ao grande esforço e competência da nossa equipe, sempre com o apoio da nossa secretária Lucileide. Desejo que a cada dia nosso trabalho seja ainda mais abençoado, sempre pensando na garantia de direitos dessa população e num futuro mais próspero para eles”, conta responsável pelo trabalho com as pessoas em situação de rua, Francismar Xavier. 

A parceria dos empresários locais tem sido muito importante neste trabalho também, oferecendo uma oportunidade para que essas pessoas possam trabalhar e ter direito a uma vida mais digna. 

A Secretaria está tomando todas as medidas quanto aos procedimentos emergenciais adotados para o enfrentamento da pandemia Covid – 19. O Centro de Evento Roberto Munaretto foi transformado em lar temporário durante a pandemia, o Lar bom Samaritano também está abrigando homens que estavam em situação de rua. 

Nos locais, são fornecidas camas para cada morador, assim como cobertor, lençol e travesseiro. Além disso, é fornecido café da manhã, almoço e jantar, é feita a escuta qualificada e acompanhamento individualizado, orientações quanto ao uso de máscara, cuidados com a higiene pessoal e demais procedimentos preventivos, como kit de higiene e limpeza. 

A Secretaria possui o papel preventivo, de garantir o básico, mas não pode obrigar o morador a sair do local. Quando uma pessoa sentir seus direitos violados pode procurar uma unidade policial. 

A prefeitura ressalta a responsabilidade para com os que mais precisam nesse momento, assegurando políticas públicas de qualidade, de forma que neste cenário que traz tantas inseguranças seja ela social quanto emergenciais em virtude da saúde, este público tenha seus direitos garantidos.

Fonte:

Receba as notícias de Lucas do Rio Verde no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário