Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Projeto Aprovado

Praça de Lucas do Rio Verde poderá ter o nome de Saul Lazzari pioneiro da cidade

Em Sessão Ordinária realizada nesta segunda (26), vereadores aprovaram o Projeto que denomina a Praça do Bairro Jardim Primaveras de Praça Saul Lazzari

Publicado em 26/09/2022 às 11:50

(Foto: Ascom/Câmara)

A Sessão Ordinária de hoje (26), foi marcada com a aprovação de um Projeto de Lei e uma Moção de Aplausos aprovados em primeira e única votação nominal por todos os vereadores. Também foram aprovadas cinco Indicações, sendo três do vereador Wagner Godoy, uma do vereador Gilson de Souza e uma dos vereadores Gilson e Daltro Figur.

O primeiro Projeto de Lei a ser votado foi o de N. 34/2022 de autoria dos vereadores Sandra Barzotto e Daltro Figur, que denomina a Praça do Bairro Jardim Primaveras de Praça Saul Lazzari.

Saul chegou em Lucas do Rio Verde com a família em 1988 e fez morada na Comunidade São Cristóvão. Foi casado com Anilda Lazzari por 60 anos, tiveram sete filhos, 14 netos e cinco bisnetos. Atuou como jardineiro, contribuiu com os primeiros canteiros de flores implantados no município e plantou inúmeras árvores em Praças.

Sempre muito ativo e preocupado com o bem-estar dos moradores, o pioneiro amparou as ações da Comunidade e lutou por muitas melhorias. Lazzari deixou um legado de trabalho e amor pela cidade luverdense, além de ser um apaixonado pela natureza, um homem de devoção e muita fé. Autor de livros e coautor do Hino de Lucas de Rio Verde, também ficou conhecido nas escolas como incentivador, tendo seu trabalho apreciado pelos estudantes e gestão escolar. Uma das últimas obras lançadas de sua autoria em 2011 foi 'Lucas da Atualidade - Um Novo Modelo de Sociedade', onde ele narra a história e o processo de industrialização da cidade. Faleceu meados do corrente ano.

A Moção aprovada foi a de N. 50/2022 de autoria da vereadora Sandra que externa aplausos a João Batista Barbosa pelos relevantes serviços prestados ao município. “Seo João”, como é chamado pelos servidores na Prefeitura e Instituições por onde passa, é um servidor exemplar, sempre com sorriso no rosto e muito prestativo.

As Indicações aprovadas foram as seguintes:

Autoria do vereador Wagner Godoy - Indica a necessidade da criação da Sala da Cidadania do Incra.

Os principais serviços prestados pela Sala da Cidadania são: recepção de Declaração para Cadastro de Imóvel Rural (DP), Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), declarações para concessão de benefícios do INSS, esclarecimentos sobre reforma agrária e atualizações de dados no Sistema de Informação de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).

- Indica a necessidade da construção de uma Delegacia de Roubos e Furtos (DERF) em Lucas do Rio Verde para fazer frente aos crimes patrimoniais, diante do crescimento de algumas modalidades, como o roubo a residência com emprego de violência e restrição de liberdade da vítima.

- Indica a necessidade de ser feito asfalto na rua que fica atrás da Alpatas e do acesso ao Eco Ponto. Nessa época de seca, como a estrada é de chão e os caminhões passam com frequência, levanta-se muita poeira que vai até o Abrigo dos animais, podendo causar até doenças respiratórias nos cães e gatos. Não somente para o Abrigo, mas também para os moradores do Bairro Téssele Júnior e também para Centro de Castração, que deve ser lugar limpo e estéril.

De autoria do vereador Gilson de Souza - Indica a necessidade de executar um redutor de velocidade na rua João Goulart, em frente a Congregação Cristã do Brasil, no bairro Parque das Américas.

A implantação de um redutor de velocidade do tipo faixa elevada é a melhor opção para a segurança dos pedestres, pois elas funcionam como uma excelente ferramenta no trânsito, cujo objetivo é reduzir a velocidade dos veículos e possuem um olhar refinado para a acessibilidade, proporcionando aos condutores maior visibilidade das travessias.

De autoria dos vereadores Gilson de Souza e Daltro Figur - Indicam a necessidade de executar redutores de velocidade no cruzamento da rua João Goulart com a Avenida do Vaticano.

O objetivo é diminuir à alta velocidade empregada pelos veículos na via, atenuar acidentes e melhorar a acessibilidade proporcionando aos pedestres maior segurança nas travessias.

 

Fonte:

Deixe seu comentário