Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

VANDALISMO

Prefeitura estuda valor da recompensa para quem denunciar vandalismo

Conforme adiantado pelo Portal da Cidade em outubro, Prefeitura vai premiar em denunciar e identificar quem destruir patrimônio público

Publicado em 09/11/2018 às 08:49

Monumento aos Garis, vandalizado três vezes em menos de um ano (Foto: Reprodução)

Segundo informações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o município tem passado por uma onda de vandalismo ao patrimônio público. O problema tem se alastrado para vários equipamentos da cidade, como os contêineres de lixo até os monumentos existentes em praças e jardins.

Até o momento, informa a Secretaria de Obras, os prejuízos já ultrapassaram R$ 500 mil. Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores foi votado dispositivo que autoriza o Poder Executivo a estabelecer o prêmio a quem denunciar com imagens (fotos ou vídeos) pessoas que cometerem algum ato que cause dano à propriedade pública.

Falando com exclusividade ao Portal da Cidade sobre o tema, o secretário de Obas, Gerson Franke comenta que “a secretaria faz o que pode para amenizar o problema, limpando, reconstruindo, consertando, substituindo o que foi danificado, mas e volume de ataques às vezes é muito grande e fica difícil atender em tempo hábil toda a demanda. Essa medida de premiar quem denunciar e identificar estes indivíduos é muito bem-vinda e, acredito, vai amenizar o problema”.

As recompensas serão pagas em dinheiro e o valor será definido por meio de decreto do Poder Executivo, já sob a avaliação de uma comissão especializada. Sobre o assunto, nossa reportagem também conversou com o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre William de Andrade. Segundo ele, está só aguardando o decreto ser baixado pelo prefeito Luiz Binotti para a Secretaria aplicar a nova Lei.

"Será o Decreto que definirá o valor das recompensas. Ainda estamos estudando, pré-elaborando a proposta, para depois repassar para o prefeito. Temos que analisar todas as circunstâncias, todos os patrimônios existentes no município, prováveis casos de crimes que podem acontecer por vândalos, para poder estipular o valor de recompensa, mas está sendo estudado e assim que definirmos divulgaremos com mais ênfase", comentou Alexandre.

Fonte:

Deixe seu comentário