Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Brucelose

Propriedades rurais de Lucas do Rio Verde serão orientadas sobre a brucelose

A iniciativa faz parte da campanha Mato Grosso Contra a Brucelose, idealizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Publicado em 09/08/2019 às 00:28
Atualizado em

A iniciativa faz parte da campanha Mato Grosso Contra a Brucelose que tem a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). (Foto: Reprodução: mt.gov.br)

Nos próximos seis meses os veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT) irão percorrer todas as fazendas do estado que possuem mais de 200 matrizes. O objetivo é orientar o produtor rural sobre os riscos e os prejuízos causados pela brucelose. Em Lucas do Rio Verde, 10 propriedades serão atendidas pela equipe.

Para o médico veterinário e fiscal Estadual, Clodomiro Reverdito, a conscientização do produtor rural sobre a importância de baixar a prevalência de Brucelose no rebanho bovino é fundamental para atingir este objetivo.

‘’O produtor precisa estar consciente que animais positivos em seu pasto lhe traz prejuízos sanitários (animais positivos propagando a doença), causam (aborto de bezerros e bezerros que não apresentam o rendimento esperado). Um alerta também para a saúde pública, já que a Brucelose é uma zoonose, e causa doença no ser humano, por isso é importante esta prevenção ’’. concluiu.

Com as visitas dos veterinários do Indea-MT o produtor receberá, as informações sobre os riscos e prejuízos causados pela brucelose, e será orientado sobre as novas estratégias de combate à doença. O produtor também receberá um kit com a Cartilha do Produtor, elaborada pela Famato e entidades parceiras

A campanha evolve as entidades Famato, Indea-MT, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT) e Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).


Fonte:

Deixe seu comentário