Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INFORMATIVO

Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online

Transferência de infração de forma online gera mais comodidade para usuários do Detran

Publicado em 19/03/2024 às 11:29

(Foto: Divulgação)

Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Com a adesão do Detran-MT aos serviços digitais presentes no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), agora é possível indicar o real condutor do veículo no momento de uma infração, de forma totalmente online, e transferir, de forma fácil e rápida, a pontuação da infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do real infrator.

“Esse é mais um serviço online oferecido pelo Detran-MT, sem a necessidade de atendimento presencial ou custo com Correios, e que traz maior comodidade e agilidade para os motoristas de Mato Grosso", destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O novo serviço pode ser usado para transferência de infrações que sejam tanto de competência do Detran quanto de prefeituras de Mato Grosso, com exceção do município de Sinop.

A funcionalidade está disponível apenas para indicação de pessoa física para pessoa física, devendo ambos os condutores possuírem a CNH Digital. Além disso, os condutores devem possuir cadastro no portal GOV.BR, conta prata ou ouro, para acessar a Carteira Digital de Trânsito.

Para que a transferência seja finalizada, o condutor indicado deve realizar a assinatura eletrônica pelo portal GOV.BR.

A indicação de condutor só poderá ser realizada para infrações de responsabilidade de condutor e sem abordagem de um agente de fiscalização de trânsito.

Confira abaixo o passo a passo:

Para realizar a indicação do real infrator:

O proprietário do veículo deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT e selecionar a opção “Por Veículo”. Se possuir mais de um veículo, deve-se selecionar o veículo desejado;

Após selecionar o veículo, clique na infração desejada;

Serão apresentadas várias opções. Clique na que diz "Real Infrator";

Clique então na opção "Indicar" e digite o CPF do infrator. Após, aparecerá a mensagem “indicação realizada com sucesso.”

O próximo passo é do Real Infrator, que também precisa baixar o aplicativo CDT.

No aplicativo, selecionar a opção "Central de Mensagem";

Selecionar o aviso de indicação de Real Infrator;

Clique em Ver Infração;

Confira as informações e clique em "aceitar";

Por fim, realize a assinatura.


Fonte:

Deixe seu comentário